Catálogo de produtos: um gênero multimodal ainda inexplorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID11267

Palavras-chave:

Multimodalidade, gênero textual, leitura crítica

Resumo

É possível destacar o Catálogo de produtos como um gênero multimodal presente e influente em todas as esferas da sociedade, mas que ainda é pouco explorado pelos estudos linguísticos, em termos de descrição ou de estratégias de leitura. Este artigo tem o objetivo de descrever  estratégias textuais que viabilizem a leitura deste gênero. Através de uma metodologia descritivo-analítica de caráter qualitativo foi selecionada a seção de cosméticos do catálogo Avon para descrever estratégias de leitura de textos multimodais baseadas nas funções apresentadas por Kress e Van Leeuwen (1996). Os resultados apontam para a necessidade de ampliação de estudos acerca da leitura e compreensão dos textos multimodais que nos rodeiam, ler com a criticidade necessária.

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Biografia do Autor

Renalle Ramos Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Letras, pela Universidade Estadual da Paraíba. Concluiu em 2014, o projeto de pesquisa (PIBIC) intitulado Níveis de interatividade nas propagandas e publicidades digitais, orientado pela Prof. Doutora Simone Dália de Gusmão Aranha e que foi patrocinado pelo CNPQ/UEPB. É integrante do Grupo de Estudos TEOSSENO (Teorias do sentido: discursos e significações, coordenado pelo Dr. Linduarte Pereira Rodrigues (UEPB), bem como do Grupo de Estudos " Teorias da Linguagem e Ensino" coordenado pelas Professoras Doutoras Maria Augusta G. de M. Reinaldo e Maria de Fátima Alves (UFCG). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em semântica e pragmática, recentemente atuou nos estudos das cores como construtoras de linguagem e argumentação nos catálogos de produtos, sob orientação também do Professor Doutor Linduarte Pereira Rodrigues. Atualmente é mestranda no programa de Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, sob orientação da Professora Doutora Maria Augusta G. de M. Reinaldo.

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Publicado

23-08-2017

Como Citar

RODRIGUES, R. R. Catálogo de produtos: um gênero multimodal ainda inexplorado. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 28–38, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID11267. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11267. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos