Catálogo de produtos: um gênero multimodal ainda inexplorado
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID11267Palavras-chave:
Multimodalidade, gênero textual, leitura críticaResumo
É possível destacar o Catálogo de produtos como um gênero multimodal presente e influente em todas as esferas da sociedade, mas que ainda é pouco explorado pelos estudos linguísticos, em termos de descrição ou de estratégias de leitura. Este artigo tem o objetivo de descrever estratégias textuais que viabilizem a leitura deste gênero. Através de uma metodologia descritivo-analítica de caráter qualitativo foi selecionada a seção de cosméticos do catálogo Avon para descrever estratégias de leitura de textos multimodais baseadas nas funções apresentadas por Kress e Van Leeuwen (1996). Os resultados apontam para a necessidade de ampliação de estudos acerca da leitura e compreensão dos textos multimodais que nos rodeiam, ler com a criticidade necessária.
Downloads
Referências
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DELPHINO. 2006. Uma leitura multimodal de um texto publicitário (disponível em http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/fatima2. html) acesso em 17/06/2016.
DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M. ;GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. SãoPaulo: Parábola Editorial, 2011.
_____. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Org.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
KOCH, Ingedore Villaça; VILELA, Mário. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.
KRESS, G. & van LEEUWEN, N. T. (1996).Reading Images: The Grammar of Visual Design. New York: Routledge.
RODRIGUES, Linduarte Pereira. Vozes do fim dos tempos: profecias em escrituras midiáticas. João Pessoa: UFPB, 2011. (Tese de doutorado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.