O processo de elaboração colaborativa de planos de aulas de espanhol no estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID11428Palavras-chave:
Argumentação, Estágio Supervisionado/Letras Espanhol, Plano de Aula.Resumo
Esta comunicação visa discutir o papel da argumentação (LEITÃO, 2000), na prática da elaboração colaborativa (DIÔGO, 2015) de aulas de línguas estrangeiras, no processo de regência da disciplina de estágio supervisionado, na licenciatura em Letras. Alicerçada na metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2009). A análise inicial dos dados dessa pesquisa de doutorado revela que os discentes do Estágio Supervisionado expandem seus conhecimentos de forma internamente persuasiva (BAKHTIN, 1997) e constroem o conhecimento sobre a elaboração da aula de espanhol atribuindo-lhe novos valores, sentidos e significados.
PALAVRAS-CHAVE: Argumentação; Estágio Supervisionado/Letras Espanhol; Plano de Aula.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. (1929-30). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14a. Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. 1992. Estética da Criação Verbal. 3a ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2000.
DAMINOVIC, M. C. O linguista aplicado: de um aplicador de saberes a ativista político. Revista Linguagem & Ensino. Pelotas, v. 8, n. 2, p. 181-196, jul./ dez. 2005.
DIOGO, Tânia Maria. O ensino-aprendizagem da língua espanhola através da atividade social escrita de resumos para apresentação de pôster em congresso: o protagonismo discente na graduação em Letras. Dissertação de Mestrado.UFPE/PPGLetras. Recife, pp. 216
LIBERALI, F.C. Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada.Vol. 8. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
LEITÃO, Selma. – DAMIANOVIC, Maria Cristina. (Org.). Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
MAGALHÃES, M. C. C (Org.) A formação do professor como profissional critico: linguagem e reflexão. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
MEDRADO & REICHMANN, (Orgs.). Projetos e Práticas na Formação de Professores de Língua Inglesa. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.
MIRANDA POZA, J.A. La universidad ante los desafíos de la enseñanza de español en Brasil. EUTOMIA, revista de Literatura e Linguística. UFPE. Edição 10, Recife, dezembro 2012.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.