O processo de elaboração colaborativa de planos de aulas de espanhol no estágio supervisionado

Autores

  • Tânia Maria Diôgo do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-0312-723X
  • Maria Cristina Caldas de Camargo Lima Damianovic Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID11428

Palavras-chave:

Argumentação, Estágio Supervisionado/Letras Espanhol, Plano de Aula.

Resumo

Esta comunicação visa discutir o papel da argumentação (LEITÃO, 2000), na prática da elaboração colaborativa (DIÔGO, 2015) de aulas de línguas estrangeiras, no processo de regência da disciplina de estágio supervisionado, na licenciatura em Letras.  Alicerçada na metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2009). A análise inicial dos dados dessa pesquisa de doutorado revela que os discentes do Estágio Supervisionado expandem seus conhecimentos de forma internamente persuasiva (BAKHTIN, 1997) e constroem o conhecimento sobre a elaboração da aula de espanhol   atribuindo-lhe novos valores, sentidos e significados.

 

PALAVRAS-CHAVE: Argumentação; Estágio Supervisionado/Letras Espanhol; Plano de Aula.

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Biografia do Autor

Tânia Maria Diôgo do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda pelo PPGLetras da UFPE em Letras/Linguística. Professsora Titular do Curso de Letras da Faculdade Luso-Brasileira (FALUB - Carpina-PE). Pesquisa na área de Linguística Aplicada e Formação de Professores.

Maria Cristina Caldas de Camargo Lima Damianovic, Universidade Federal de Pernambuco

É professora Adjunta IV no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenadora dos Grupos de Pesquisa LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino e LIFE: Literatura para a Vida.Dedica-se às pesquisas que expandam o ensino-aprendizagem da língua inglesa e materna no ensino médio (técnico), EJA e universitário (presencial e a distância), à língua portuguesa para estrangeiros e à literatura brasileira na formação de novos escritores e leitores. É pesquisadora no projeto de Extensão DIGIT-M-ED Brasil.Possui Graduação e Licenciatura em Letras, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. É co-organizadora de "Argumentação em Contextos Escolares: Relatos de Pesquisa (2016)"; "A Teoria da Atividade Socio-Histórico-Cultural: Recriando Realidades Sociais" (2012); "Argumentação na Escola: O Conhecimento em Construção" (2011); "O Ensino de Línguas: Concepções e Práticas Universitárias" (2010); "Vygotsky: uma revisita no início do século XXI" (2009); organizadora de "Brasil: um verde e amarelo em versos" (2008); "Material Didático: elaboração e avaliação"(2007); "O português dentro de uma visão crítica" (2006) e "Antologia em prosa e versos: palavras e olhares de alunos de Letras"(2005). São frutos de seu Grupo de Pesquisa LIFE as seguintes obras de sua autora "Jovens e Adolescentes em Prosa" (2016); "Carolina Primavera" (2015), "Atoleiro de Pó" (2014)"; "O Boné Laranja e a Mochila Cor de Rosa" (2011); "De un limón, una limonada" (2008a); "A galinha dos amigos de ouro" (2008b); "Famílias:Sempre-Vivas"(2007); "São Paulo:Caras e Bocas"(2006) e "Brasil: palavras de um cotidiano"(2005). E "Do Silêncio para Fora" (SCHETTINI &DAMIANOVIC, 2017, orgs(. Possui experiência docente no exterior como professora de português para estrangeiros, bem como de literatura e cultura brasileira. http://ufpe.academia.edu/mariacristinadamianovic e mcdamianovic@gmail.com

Referências

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Publicado

06-02-2018

Como Citar

NASCIMENTO, T. M. D. do; DAMIANOVIC, M. C. C. de C. L. O processo de elaboração colaborativa de planos de aulas de espanhol no estágio supervisionado. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 188–198, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID11428. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11428. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos