Retórica do discurso: um objetivo em três dimensões
Palavras-chave:
Reto?rica, persuasa?o, legitimidade, expressividade, racionalidade.Resumo
Este artigo parte do princi?pio de que a natureza persuasiva do discurso e? de ordem tridimensional: inscreve-se, simultaneamente, na legitimidade do orador – e?tica –, na expressividade da palavra – este?tica – e na racionalidade dos argumentos – diale?tica. O orador apo?ia-se nestes recursos, com o objetivo de alcanc?ar a adesa?o do audito?rio a? opinia?o que lhe apresenta. Defende-se que as questo?es de natureza teo?rico-metodolo?gica subjacentes a? Reto?rica, como cie?ncia que estuda a organizac?a?o e o potencial persuasivo do discurso, devem considerar a correlac?a?o entre estes diferentes aspectos da persuasa?o.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-03-2017
Como Citar
DITTRICH, I. J. Retórica do discurso: um objetivo em três dimensões. Revista do GELNE, [S. l.], v. 7, n. 1/2, p. 7–18, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11551. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.