Retórica do discurso: um objetivo em três dimensões

  • Ivo José Dittrich UNIOESTE
Palavras-chave: Retórica, persuasão, legitimidade, expressividade, racionalidade.

Resumo

Este artigo parte do princípio de que a natureza persuasiva do discurso é de ordem tridimensional: inscreve-se, simultaneamente, na legitimidade do orador – ética –, na expressividade da palavra – estética – e na racionalidade dos argumentos – dialética. O orador apóia-se nestes recursos, com o objetivo de alcançar a adesão do auditório à opinião que lhe apresenta. Defende-se que as questões de natureza teórico-metodológica subjacentes à Retórica, como ciência que estuda a organização e o potencial persuasivo do discurso, devem considerar a correlação entre estes diferentes aspectos da persuasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-03-2017
Como Citar
DITTRICH, I. J. Retórica do discurso: um objetivo em três dimensões. Revista do GELNE, v. 7, n. 1/2, p. 7-18, 8 mar. 2017.
Seção
Artigos