Projetos de ensino como alternativa didática de articulacão entre saberes acadêmicos e saberes experenciais de professores em formação

Autores

  • Gli?cia Azevedo Tinoco UFRN/UNICAMP

Palavras-chave:

Projetos de ensino, mobilizac?a?o de saberes, formac?a?o de professores.

Resumo

Estudos na a?rea da Lingu?i?stica Aplicada te?m evidenciado a importa?ncia de se considerar os saberes e os fazeres dos professores no desenvolvimento de ac?o?es reflexivas conjuntas (formadores e professores em formac?a?o) que coloquem a teoria em func?a?o da pra?tica pedago?gica (KLEIMAN [1995] 2001). Aliando-nos a esses estudos, pretendemos analisar a releva?ncia dos projetos de ensino como alternativa dida?tica que possibilita a articulac?a?o entre saberes acade?micos, mais especificamente os novos estudos do letramento, e saberes experienciais, produzidos por professores em formac?a?o e seus alunos de ensino fundamental e me?dio, no desenvolvimento de projetos de ensino. Para tanto, discutiremos dados de tre?s eventos de letramento (dois dos quais relacionados a um mesmo projeto) desenvolvidos em escola pu?blica do agreste do RN no decorrer do “Esta?gio Supervisionado I” do curso de Letras (PROBA?SICA/ UFRN). Nossa intenc?a?o e? demonstrar a ressignificac?a?o alcanc?ada na compreensa?o de tre?s conceitos fundamentais para o trabalho com li?ngua materna, quais sejam: texto, leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-03-2017

Como Citar

TINOCO, G. A. Projetos de ensino como alternativa didática de articulacão entre saberes acadêmicos e saberes experenciais de professores em formação. Revista do GELNE, [S. l.], v. 8, n. 1/2, p. 191–206, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11542. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos