A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)

Autores

  • Thomas Massao Fairchild UFPA
  • Laura Viviani dos Santos Bormann

Palavras-chave:

Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa, Ensino Superior, Formac?a?o de Professores, Autoria.

Resumo

Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um discurso sobre o ensino ou de situac?o?es de ensino propriamente ditas. A seguir, expomos dados referentes a tre?s cursos de Letras do Estado do Para?. Debatemos como esta? distribui?da a carga hora?ria destinada a esta?gio e pra?tica profissional nesses cursos. Destacamos quais sa?o as disciplinas de Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa (MELP) e questionamos que atividades esta?o sendo designadas pelas expresso?es que aparecem nas suas ementas. Como resultado, destacamos dois problemas: a inespecificidade das descric?o?es de tarefas relacionadas a? produc?a?o da aula e a tende?ncia a? desarticulac?a?o entre elaborac?a?o e execuc?a?o da aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-03-2017

Como Citar

FAIRCHILD, T. M.; BORMANN, L. V. dos S. A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP). Revista do GELNE, [S. l.], v. 16, n. 1/2, p. 167–194, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos