Comandos em cena: o estatuto do diretivo no livro didático de LP

Autores

  • Leilane Ramos da Silva UFS
  • Jaqueline dos Santos Nascimento UFS
  • Jorge dos Santos Cruz UFS

Palavras-chave:

Atos de fala, comandos, livro dida?tico.

Resumo

? luz de uma perspectiva pragma?tica de linguagem, este artigo focaliza o estatuto dos atos de falapresentes na sec?a?o de interpretac?a?o de texto da colec?a?o ‘Portugue?s: ensino me?dio’, adotada na rede pu?blica da cidade de Itabaiana-Se. Para tanto, realc?a conceitos caros a? Teoria dos Atos de Fala, notadamente aqueles relacionados a? classificac?a?o dos atos ilocuciona?rios proposta por Austin (1962) e aqueles descritos nas propostas deSearle (1969; 2002). A ana?lise evidencia o cara?ter institucional-diretivo do livro dida?tico, na medida em que este preve? e comanda uma linha de ac?a?o a ser realizada pelo aluno, destinata?rio das questo?es nele veiculadas.

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Publicado

16-03-2017

Como Citar

SILVA, L. R. da; NASCIMENTO, J. dos S.; CRUZ, J. dos S. Comandos em cena: o estatuto do diretivo no livro didático de LP. Revista do GELNE, [S. l.], v. 16, n. 1/2, p. 225–242, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11635. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos