A circulação dos discursos na imprensa: uma análise da divulgação do PAC pela mídia
Palavras-chave:
Discurso. Notícia. Mídia. PAC.Resumo
Mesmo sabendo que não existe neutralidade e imparcialidade total, cobra-se muito do jornalista. Ainda que empregue expressões semânticas “semelhantes” na cobertura de um fato, os indivíduos, ao atribuírem valores a certas palavras e alguns discursos, apresentam distintas visões de mundo. Dessa maneira, a partir da teoria enunciativa de Bakhtin (1993) e Bakhtin/Voloshinov (2006), foram analisados como os periódicos Folha de São Paulo (FSP) e Jornal do Commercio (JC) destacaram e se posicionaram diante da circulação dos discursos sobre o PAC, a fim de compreender como os jornais divulgam os conteúdos das notícias. Além disso, se todos nós somos constituídos por discursos de outrem (BAKHTIN, 1993), os quais carregam diferentes axiologias, os discursos que são enquadrados e/ou ocultados nas notícias constroem várias representações de um mesmo evento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-03-2017
Como Citar
CORDEIRO, R. Q. F. A circulação dos discursos na imprensa: uma análise da divulgação do PAC pela mídia. Revista do GELNE, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 23–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11662. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.