A memória social como repositório do pluralismo linguístico-cultural no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12091

Palavras-chave:

Língua. Sistema. Cultura. Memória social. Português brasileiro

Resumo

Este artigo propõe um estudo sobre a língua, como sistema que agrega diferentes variedades, culturas e identidades. O objetivo geral discorrer sobre linguagem e memória social, relacionando-as ao contexto sócio histórico brasileiro. Especificamente, a pesquisa visa explicar a existência de culturas na língua enquanto instrumento de comunicação; evidenciar por meio de discussão teórica a participação dos elementos linguísticos e culturais na formação do ser social. É uma pesquisa bibliográfica que analisa e discute teorias com enfoque para os debates de Bagno (2014), Vannucch (2011), Bosi (1992), Hall (2011), Bagno (2014), Mateus (2001) entre outros. Da pesquisa se concluiu que o português do Brasil é resultado do acúmulo cultural, memorial e linguístico depositado ao longo dos anos. A construção da identidade do sujeito social a partir dos planos linguístico e cultural se constrói no cotidiano do uso da língua. A presença de várias culturas no Brasil originou a variedade do português brasileiro que não é uma outra língua, mas sim uma variedade da língua portuguesa como sistema. Em cada espaço lusófono a cultura foi moldando suas características, resultando na variação linguística intra e intergrupal. O multiculturalismo faz parte da formação, desenvolvimento ou conformação de uma língua no meio onde atua. Os falantes carregam a memória histórica e da identidade dos seus antepassados e esses traços são incorporados permanentemente na língua. A transmissão dos valores culturais, morais e éticos só são possíveis porque os responsáveis pela transmissão se valem do sistema linguístico de modo particularizado, expondo outros aspectos culturais remotos no tempo e no espaço.

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Biografia do Autor

Alexandre António Timbane, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP, Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (UEM). É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês como Língua Estrangeira (2005) pela Universidade Pedagógica-Moçambique (UP). 

Ivonete da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Estudos da Linguagem

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Publicado

30-08-2017

Como Citar

TIMBANE, A. A.; SANTOS, I. da S. A memória social como repositório do pluralismo linguístico-cultural no contexto brasileiro. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 63–78, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12091. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12091. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos