A escola pública e o imaginário de inclusão digital: os discursos sobre o sujeito-aluno no mercado de trabalho

Autores

  • Cristiane Pereira dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Maria Di Renzo Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12132

Palavras-chave:

Análise de Discurso materialista, Linguística Portuguesa, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Este trabalho pretende refletir pelo viés da Análise de Discurso de Linha Francesa, as discursividades sobre o sujeito-aluno na era digital e o imaginário de formação deste sujeito para o mercado de trabalho. Para tanto, foram selecionados dois programas de governo que objetivam levar à Escola Pública a inclusão digital – Educação Digital: política para computadores e tablets (2012) e Programa Nacional de Tecnologia Educacional (1997). Na discursividade do Estado, essas políticas públicas de inclusão digital estão funcionando pela ideologia capitalista e neoliberal de Estado, atravessando assim, as instituições escolares, as atividades de linguagens entre os professores e, principalmente, os alunos.

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Biografia do Autor

Cristiane Pereira dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora do curso de Licenciatura Letras Inglês e POrtuguês da Uab-Unemat.

Ana Maria Di Renzo, Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unemat.

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Publicado

25-09-2017

Como Citar

DOS SANTOS, C. P.; DI RENZO, A. M. A escola pública e o imaginário de inclusão digital: os discursos sobre o sujeito-aluno no mercado de trabalho. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 94–106, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12132. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12132. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos