A escola pública e o imaginário de inclusão digital: os discursos sobre o sujeito-aluno no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12132Palavras-chave:
Análise de Discurso materialista, Linguística Portuguesa, Novas Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
Este trabalho pretende refletir pelo viés da Análise de Discurso de Linha Francesa, as discursividades sobre o sujeito-aluno na era digital e o imaginário de formação deste sujeito para o mercado de trabalho. Para tanto, foram selecionados dois programas de governo que objetivam levar à Escola Pública a inclusão digital – Educação Digital: política para computadores e tablets (2012) e Programa Nacional de Tecnologia Educacional (1997). Na discursividade do Estado, essas políticas públicas de inclusão digital estão funcionando pela ideologia capitalista e neoliberal de Estado, atravessando assim, as instituições escolares, as atividades de linguagens entre os professores e, principalmente, os alunos.Downloads
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