Estudo piloto: um processo importante de adaptação e refinamento para uma pesquisa quase experimental em aquisição de l2

Autores

  • Rafael Zaccaron Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0001-7796-501X
  • Raquel Carolina de Souza Ferraz D'Ely Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Donesca Cristina Puntel Xhafaj Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1ID13201

Palavras-chave:

Estudo Piloto, Planejamento, Planejamento Estratégico, ASL

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre os processos de mudança pelos quais um projeto de pesquisa e um pesquisador iniciante passam ao conduzir estudo piloto, espera-se que o presente trabalho possa somar-se ao corpo de pesquisa em Linguística Aplicada, no caso, o ensino de Inglês como segunda língua no Brasil. Dessa forma, o enfoque dessa análise volta-se para o método, com seus instrumentos e procedimentos, e os dados advindos de um estudo piloto de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um contexto escolar. Por fim, a reflexão sobre esse movimento aponta para benefícios no que toca o refinamento de instrumentos e procedimentos, bem como o amadurecimento do pesquisador que coloca o plano de pesquisa em prática nesse momento. Assim, todos esses processos, do planejamento à análise dos dados do piloto, somam-se a fim de contribuir para que a coleta de dados definitiva ocorra de maneira adequada.

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Biografia do Autor

Rafael Zaccaron, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Inglês - UFSC. Seus interesses de pesquisa incluem aprendizagem e escrita colaborativa, produção oral em segunda língua e o ensino embasado em tarefas.

Raquel Carolina de Souza Ferraz D'Ely, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Raquel D'Ely – Mestre (1983) e doutora(2006), em Letras/Lingüística Aplicada pela UFSC, é professora  dessa instituição desde 2010, e tem atuado em EaD desde 2008 e realizou seu pós doutorado pela Universidade Federal do Ceará em 2016. Tem experiência em Linguística Aplicada, cujos temas de interesse são: ensino e aprendizagem de L2 numa perspectiva cognitiva, com foco no Ensino Baseado em tarefas para ambientes instrucionais e virtuais, e formação de professores.

Donesca Cristina Puntel Xhafaj, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Donesca Xhafaj tem bacharelado, mestrado e doutorado na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2014 é docente no Centro de Comunicação e Expressão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras na área de Inglês dessa mesma instituição. Além de atividades de docência, pesquisa e extensão, no momento também coordena a área de Inglês no Departamento. Seus interesses de pesquisa incluem consciência metalinguística, foco na forma, aprendizagem e escrita colaborativa, produção oral em língua estrangeira e o ensino embasado em tarefas.  

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

ZACCARON, R.; D’ELY, R. C. de S. F.; XHAFAJ, D. C. P. Estudo piloto: um processo importante de adaptação e refinamento para uma pesquisa quase experimental em aquisição de l2. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 30–41, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n1ID13201. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13201. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos