Letramento profissional: estudos em perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12592Palavras-chave:
Práticas de letramento, Letramento profissional, Linguística Aplicada.Resumo
RESUMO: As discussões acerca do uso da linguagem no exercício profissional ou na formação para o trabalho vêm se ampliando de forma considerável nas últimas décadas. Isso porque pesquisadores da área dos Estudos de Letramento têm buscado dar visibilidade a esse domínio discursivo e à relevância que a escrita assume na nesses contextos como uma forma de agência. Esses estudos ocorrem em interface com os da Linguística Aplicada buscando dar inteligibilidade a essas práticas bem como oferecer subsídios para reflexões sobre a temática. Em razão disso, o presente trabalho pretende apresentar e discutir de que forma os estudos de letramento profissional têm-se constituído como campo de pesquisa. Teoricamente, o trabalho encontra-se ancorado nas concepções de letramento como prática social (OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008; BARTON; HAMILTON, 1998), de linguagem como mediadora das atividades no trabalho (SOUZA-E-SILVA; FAITA, 2002; PAZ, 2008) e de agência como posicionamentos assumidos pelos indivíduos por meio da interação com os diversos textos (BANDURA, 2001; ARCHER, 2000). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2008). O córpus foi gerado por meio de revisão bibliográfica de textos científicos que versam sobre o tema. As análises apontam para a relevância que os estudos sobre o letramento no trabalho adquirem, uma vez que as atividades de linguagem utilizadas no âmbito profissional assumem espaço importante no estabelecimento de relação e na efetivação do trabalho. Esperamos que essa investigação resgate as discussões sobre o tema e que outros olhares sejam lançados acerca das práticas de linguagem profissionais.
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Referências
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