Letramento profissional: estudos em perspectivas

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DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12592

Palavras-chave:

Práticas de letramento, Letramento profissional, Linguística Aplicada.

Resumo

RESUMO: As discussões acerca do uso da linguagem no exercício profissional ou na formação para o trabalho vêm se ampliando de forma considerável nas últimas décadas. Isso porque pesquisadores da área dos Estudos de Letramento têm buscado dar visibilidade a esse domínio discursivo e à relevância que a escrita assume na nesses contextos como uma forma de agência. Esses estudos ocorrem em interface com os da Linguística Aplicada buscando dar inteligibilidade a essas práticas bem como oferecer subsídios para reflexões sobre a temática. Em razão disso, o presente trabalho pretende apresentar e discutir de que forma os estudos de letramento profissional têm-se constituído como campo de pesquisa. Teoricamente, o trabalho encontra-se ancorado nas concepções de letramento como prática social (OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008; BARTON; HAMILTON, 1998), de linguagem como mediadora das atividades no trabalho (SOUZA-E-SILVA; FAITA, 2002; PAZ, 2008) e de agência como posicionamentos assumidos pelos indivíduos por meio da interação com os diversos textos (BANDURA, 2001; ARCHER, 2000). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2008). O córpus foi gerado por meio de revisão bibliográfica de textos científicos que versam sobre o tema. As análises apontam para a relevância que os estudos sobre o letramento no trabalho adquirem, uma vez que as atividades de linguagem utilizadas no âmbito profissional assumem espaço importante no estabelecimento de relação e na efetivação do trabalho. Esperamos que essa investigação resgate as discussões sobre o tema e que outros olhares sejam lançados acerca das práticas de linguagem profissionais. 

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Biografia do Autor

Klébia Ribeiro da Costa, UFRN

Doutoranda e Mestre em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), possui Especialização em Língua Portuguesa (UFRN), Educação Ambiental (IFRN) e Gestão e Organização Escolar (UnP). É Graduada em Letras (UnP) e em Pedagogia (UFRN). Atua como Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Natal e como Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Estácio de Natal. Pesquisa as práticas de leitura e de escrita nas diversas esferas sociais, a utilização dos gêneros textuais no trabalho e na formação para o trabalho e, ainda, a formação de professores.

Ana Maria de Oliveira Paz, UFRN

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e doutorado na área (2008) pela mesma universidade. Atuou como professora Assistente II na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2005/2008). Atualmente faz parte do quadro docente, na categoria adjunto III, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência de pesquisa no domínio da Linguística Aplicada, com ênfase nos Estudos de Letramento na esfera laboral, inclusive no ensino-aprendizagem de língua materna assim como na formação de professores da área. Faz parte do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) como também do Mestrado Profissional em Letras da UFRN / Currais Novos.

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Publicado

06-02-2018

Como Citar

COSTA, K. R. da; PAZ, A. M. de O. Letramento profissional: estudos em perspectivas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 199–209, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12592. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12592. Acesso em: 26 abr. 2024.

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Artigos