Padrões temporais em agrupamentos de números telefônicos móveis no português do brasil

Autores

  • Miguel Oliveira Jr. Universidade Federal de Alagoas
  • Remildo Barbosa Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12616

Palavras-chave:

Prosódia, Enunciado, Número telefônico

Resumo

Este estudo teve por objetivo central descrever padrões temporais da enunciação de números telefônicos móveis no português falado no Brasil, cuja estrutura mais recente caracteriza-se por um agrupamento de nove dígitos. A descrição é baseada na análise acústica dos seguintes fenômenos temporais: ocorrência de pausas, duração de pausas e velocidade de fala. A partir da análise dos dados, foi possível estabelecer um modelo temporal típico de enunciação de números telefônicos móveis de nove dígitos, que é apresentado ao final do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Oliveira Jr., Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Linguística pela Universidade Simon Fraser (Vancouver, Canadá). Trabalhou como pesquisador associado na Universidade do Sul da Dinamarca (Odense, Dinamarca), no Instituto de Linguística Teórica e Computacional, ILTEC (Lisboa, Portugal), na Universidade de Manchester (Manchester, Reino Unido), no Instituto Max Planck de Atropologia Evolucionária, MPI (Leipzig, Alemanha), e na Universidade de St Andrews (St Andrews, Escócia, Reino Unido). Colaborou em pesquisas desenvolvidas no FitchLab, da Universidade de Viena (Viena, Áustria) e no Language Lab, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA). Foi pesquisador visitante no Laboratório de Pesquisa em Eletrônica (RLE) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA) e professor visitante no Departamento de Psicologia da Universidade da California, Davis (Califórnia, EUA). Trabalha como professor adjunto de Linguística na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua principalmente nas seguintes áreas: fonética experimental, psicolinguística , psicologia cognitiva e documentação linguística. 

Remildo Barbosa Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras Licenciatura com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em estudos prosódicos. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Estudos em Fonética e Fonologia (CNPq/UFAL).

Downloads

Publicado

05-10-2017

Como Citar

OLIVEIRA JR., M.; SILVA, R. B. Padrões temporais em agrupamentos de números telefônicos móveis no português do brasil. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 107–122, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12616. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12616. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos