O gesto de levantar a mão: um olhar sob a perspectiva do contínuo de Kendon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32184

Resumo

O gesto de levantar a mão é uma produção gestual tão comum nas interações com múltiplos interlocutores para pedir o turno de fala, que foi traduzido como um botão em plataformas de interação online com múltiplos participantes, evidenciando a importância da sua função para esse contexto. Diante disso, o presente estudo busca de forma geral analisar os aspectos linguísticos que envolvem o gesto de levantar a mão, objetivando de forma específica debater teoricamente sobre o gesto de levantar a mão no contexto de sala de aula e classificar as ocorrências desse gesto sob a perspectiva do Contínuo de Kendon (MCNEILL, 2000). Metodologicamente, o estudo se compreende como uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativo interpretativista, organizando os passos da investigação da seguinte forma: 1) levantamento bibliográfico, para o desenvolvimento do debate teórico;  2) seleção e transcrição dos dados, para o desenvolvimento de uma análise classificatória com dados reais e; 3) análise de dados, momento em que a teoria e os dados se encontram. Como embasamento teórico, o atual estudo usufrui de autores que defendem o conceito de matriz gesto-fala (MCNEILL, 1985; MCNEILL, 2000; MCNEILL, 2006; BARROS; CAVALCANTE, 2015; CAVALCANTE, 2019) e autores que investigam o processo interativo professor-aluno no contexto de sala de aula (MARCUSCHI, 2008; SILVA, 2008; SILVA, 2010; DIXON; EGENDOERFER; CLEMENTS, 2009; BÖHEIM et al., 2020). Como resultado, a investigação consegue evidenciar teoricamente que o gesto de levantar a mão pode ser um importante recurso para a manutenção dos turnos de fala em contexto de sala de aula e, durante a análise do gesto sob a perspectiva do Contínuo de Kendon, ficou claro que o gesto de levantar a mão se trata de um emblema gestual.

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Biografia do Autor

Eriglauber Edivirgens Oliveira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (2020) e graduado em Licenciatura Plena em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa - pela Universidade Federal da Paraíba (2016), além de estar se graduando no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. Integrou durante cinco vigências (2013 - 2014/ 2014 - 2015/ 2018 - 2019/ 2019 - 2020/ 2020 - 2021) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPB/CNPq) com projetos voltados para Alfabetização e Letramento, Aquisição da Escrita, Políticas Públicas para Alfabetização e Produção Textual Infantil durante os dois primeiros anos. Nos anos mais recentes da Iniciação Científica, desenvolveu pesquisas voltadas para temática de Aquisição da Fala, Gestualidade, Multimodalidade e Narrativas Infantis.

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Driely Xavier de Holanda, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em linguística do Programa de Pós-graduação em Linguística pesquisadora da linha Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico sob orientação da Professora Doutora Marianne Bezerra Cavalcante, Mestre em Direitos Humanos (PPGDH), especialista em Educação do Campo e graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Laboratório da Fala e da Escrita (LAFE). Bolsista Capes.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, E. E.; CAVALCANTE, M. C. B.; HOLANDA, D. X. de . O gesto de levantar a mão: um olhar sob a perspectiva do contínuo de Kendon. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32184, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32184. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32184. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE