Representações insólitas em el laberinto del fauno

Autores

  • Aline Cavalcanti Leitão UPE-Universidade Pernambuco
  • Lilian Barbosa UPE- Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12663

Palavras-chave:

Texto fílmico, fantástico, Espanha, Insólito

Resumo

O presente trabalho pretende averiguar as ocorrências do insólito no texto fílmico El laberinto del fauno, de produção cinematográfica transnacional, com roteiro pessoal e direção independente de Guillermo del Toro. A análise em questão conta com embasamento teórico de autores como David Roas, Felipe Furtado, Wolfgang Kayser e Tzvetan Todorov. Partiremos de tais teóricos para refletirmos acerca dos elementos fantásticos, bem como dos aspectos sociais presentes em um filme que, a partir do cenário da Espanha de 1944, pós-Guerra Civil e em pleno regime fascista do general Franco, realiza um processo de releitura da história hegemônica para entender melhor seus artifícios de construção.

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Biografia do Autor

Aline Cavalcanti Leitão, UPE-Universidade Pernambuco

Pesquisadora Bolsista IC (CNPq)- UPE – Universidade de Pernambuco – Letras/Inglês – Campus Mata Norte.

Lilian Barbosa, UPE- Universidade de Pernambuco

UPE – Universidade de Pernambuco – Docente do Departamento Letras/Espanhol – Campus Mata Norte. Doutoranda – USP (Universidade de São Paulo) – lilianvotu@yahoo.com.br

Referências

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Filmografia

EL LABERINTO del fauno. Direção: Guillermo del Toro. Produção: Guillermo del Toro, Alfonso Cuarón e Alvaro Augustin. Espanha/México, 2006.WARNER BROS, 1 DVD (1h52min), son.

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Publicado

24-01-2018

Como Citar

LEITÃO, A. C.; BARBOSA, L. Representações insólitas em el laberinto del fauno. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 178–187, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12663. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12663. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos