Representações insólitas em el laberinto del fauno

Autores

  • Aline Cavalcanti Leitão UPE-Universidade Pernambuco
  • Lilian Barbosa UPE- Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12663

Palavras-chave:

Texto fílmico, fantástico, Espanha, Insólito

Resumo

O presente trabalho pretende averiguar as ocorrências do insólito no texto fílmico El laberinto del fauno, de produção cinematográfica transnacional, com roteiro pessoal e direção independente de Guillermo del Toro. A análise em questão conta com embasamento teórico de autores como David Roas, Felipe Furtado, Wolfgang Kayser e Tzvetan Todorov. Partiremos de tais teóricos para refletirmos acerca dos elementos fantásticos, bem como dos aspectos sociais presentes em um filme que, a partir do cenário da Espanha de 1944, pós-Guerra Civil e em pleno regime fascista do general Franco, realiza um processo de releitura da história hegemônica para entender melhor seus artifícios de construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cavalcanti Leitão, UPE-Universidade Pernambuco

Pesquisadora Bolsista IC (CNPq)- UPE – Universidade de Pernambuco – Letras/Inglês – Campus Mata Norte.

Lilian Barbosa, UPE- Universidade de Pernambuco

UPE – Universidade de Pernambuco – Docente do Departamento Letras/Espanhol – Campus Mata Norte. Doutoranda – USP (Universidade de São Paulo) – lilianvotu@yahoo.com.br

Referências

CARR, Raymond. España 1808-1975. 12ª ed. Barcelona: Ariel, 2003.

CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. São Paulo: Editora Zahar, 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Trad. Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LEWIS, C.S. As crônicas de Nárnia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Mandrágora: uma planta "humana" e "mágica", lendária e com história. Disponível em: <http://www.ciencia20.up.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=219:mandragora-uma-planta-mistica-medicinal-e-com-historia&catid=8>. Acesso em: 22 de Novembro de 2015.

ROAS, David. La amenaza de lo fantástico. In: ROAS, David (org.). Teorías de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001.

ROWLING, Joanne Kathleen. Harry Potter e a Câmara Secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000a.

SCHWARZ, F. O Egito invisível e o poder dos símbolos: A verdadeira essência da tradição sagrada mais fascinante da história. São Paulo: Editora Pensamento, 2009.

SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Tradução de Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: L&PM, 1998.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura e fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Filmografia

EL LABERINTO del fauno. Direção: Guillermo del Toro. Produção: Guillermo del Toro, Alfonso Cuarón e Alvaro Augustin. Espanha/México, 2006.WARNER BROS, 1 DVD (1h52min), son.

Downloads

Publicado

24-01-2018

Como Citar

LEITÃO, A. C.; BARBOSA, L. Representações insólitas em el laberinto del fauno. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 178–187, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12663. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12663. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos