Publicidade e racismo na ásia:o clareamento dermatológico
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1ID13402Palavras-chave:
discurso, multimodalidade, racismoResumo
O racismo enquanto sistema de desigualdade social se espalhou pelo mundo, principalmente, após a Segunda Guerra Mundial, de modo que grupos brancos na prática da dominação étnica ou racial sobre outros grupos exerceriam vários tipos de controle simbólico, físico ou social (VAN DIJK, 1999, 2000, 2002). Na Ásia, o racismo é caracterizado pela supervalorização da pele mais clara ou branca, em detrimento da pele mais escura, relacionada a trabalhos expostos ao sol e, consequentemente, uma origem social mais humilde (THE GUARDIAN, 2015, THE SOUTHERN TIMES, 2016; BBC, 2016). Numa outra dimensão, a expressão e reprodução de preconceitos étnicos e ideologias em larga escala dependem, também, dos meios de comunicação de massa audiovisuais, que difundem discursos através de palavras e, principalmente, imagens. Com base em Kress e Van Leewuen (1996), Baldry e Thibault (2006), Cotrim (1996) e Leiss, Kline, Jhally (1997) analisamos duas propagandas televisivas de origem asiática que retomam o discurso do clareamento de pele ao promoverem seus produtos. Nesse sentido, analisamos os modos semióticos do audiovisual propondo uma leitura crítica dos discursos e dos sentidos gerados conjuntamente na composição das propagandas. Mostramos que o discurso do racismo nas propagandas busca envolver o ambiente doméstico e a vida pública das pessoas, e se orientam para consumidoras mulheres. Mostramos, também, que a valorização da cor da pele leva em conta padrões culturais estéticos diferentes para mulheres e homens e o que é socialmente aceito como atraente para um e outro.
Downloads
Referências
BURN, Andrew e Parker, David. Analysing Media Texts, Londres: Continuum, 2003.
DALL’AGNOL, Rogéria Prado e OLIVEIRA, Ilzver de Matos. Racismo na Propaganda. In:
Ideias e Inovação, vol. 01, n.1. 2012. pp. 91-101.
EBONY. Thailand's Racism Problem. 2013. Disponível em: <http://www.ebony.com/news-views/thailands-racism-problem-981#axzz4WR0PhbxR> Acesso em: 25 jan. 2017
GRAHAM-Harrison, Emma. Black man is washed whiter in China’s racist detergent advert. In: The Guardian. Maio 2016. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2016/may/28/china-racist-detergent-advert-outrage> Acesso em: 13.jan.2017.
HOLMES, Oliver. Thai ad with 'white makes you win' message lambasted for racismo. In: The Guardian. Janeiro 2016. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2016/jan/08/thai-advert-white-makes-you-win-skin-whitening-lambasted-for-racism> Acesso em: 13.jan.2017.
MOORE, Carlos. Racismo e sociedade. BH: Novos horizontes, 2007.
VAN DIJK, Teun. Racism and the Press. Londres: Routledge, 1991.
____. Denying racism: Elite discourse and racism. In: Solomos, J. e Wrench, J. (Eds.). Racism and Migration in Western Europe. Oxford: Berg, 1993, pp. 179-193.
____. Stories and Racism. In: D. Mumby (Ed.). Narrative and social control, California: Sage, 1993, pp. 121-142.
____. Elite discourse and the reproduction of racism. In: Slayden, R. K. e Slayden, D. (Eds.) Hate Speech. Newbury Park: Sage, 1995, pp. 1-27.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.