O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula

Autores

  • Cristina Felipeto Universidade Federal de Alagoas Programa de pós graduação em letras e linguística http://orcid.org/0000-0002-3132-2147
  • Miriam Pessoa Marques Universidade Federal de Alagoas Programa de pós graduação em letras e linguística

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1ID13473

Palavras-chave:

Rasura Oral. Escrita Colaborativa. Entonação. Repetição.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento da rasura oral através da repetição e da entonação quando uma díade de alunas recém-alfabetizadas escreve em colaboração um único texto. Inserida no campo da Linguística Textual, a presente pesquisa se apoia nos estudos enunciativos propostos por Benveniste (1991; 2006), pela relação dialógica em que se encontram as alunas, e na Genética Textual, por se voltar para a análise do processo de escritura e não apenas para o produto final e por trazer conceitos essenciais para nosso trabalho, tais como os de rasura e manuscrito. O corpus utilizado faz parte do banco de dados Prática de Textualização na Escola (PTE), pertencente ao Laboratório do Manuscrito Escolar (L’ÂME), e é constituído por filmagem, áudio, transcrição e o produto final de cada processo, o manuscrito. Para a presente pesquisa, foram analisados 18 processos de escritura, de uma díade de alunas com idade entre 7 e 8 anos, coletados nos anos de 1991 e 1992, durante o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, respectivamente, em uma escola particular da cidade de São Paulo – SP. Apartir da análise e discussão dos dados, pôde-se compreender um pouco mais do funcionamento da rasura oral, elemento inerente ao ato de escrita em pares e contribuir para os estudos da gênese textual e escrita colaborativa. 

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Biografia do Autor

Cristina Felipeto, Universidade Federal de Alagoas Programa de pós graduação em letras e linguística

Prof. da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora na área de Aquisição da Escrita.

Miriam Pessoa Marques, Universidade Federal de Alagoas Programa de pós graduação em letras e linguística

Aluna de doutorado no Programa de pós-graduação em letras e linguística da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

04-06-2018

Como Citar

FELIPETO, C.; MARQUES, M. P. O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 74–86, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n1ID13473. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13473. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos