A modalidade volitiva no discurso de autoajuda religioso do padre Reginaldo Manzotti

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar o condicionamento dos aspectos pragmáticos sobre os aspectos semânticos na instauração da modalidade volitiva no discurso de autoajuda religioso. Para isso, tomamos por base a perspectiva do funcionalismo linguístico que trabalha com o uso efetivo da língua e a integração da pragmática na descrição dos fenômenos linguísticos. Desse modo, selecionamos quatro obras do Padre Reginaldo Manzotti inseridas no domínio do discurso de autoajuda religioso: Batalha espiritual: entre anjos e demônios (2017), Combate espiritual: no dia a dia (2018), O Poder Oculto (2019) e As muralhas vão cair: como fazer um Cerco de Jericó em sua vida (2020). Após a análise das obras, verificamos que o grau de comprometimento do falante no que tange à expressão de volição (extremo, alto, médio, baixo e muito baixo) condiciona tanto os valores modais volitivos (desideração, optação, intenção, exortação e nolição) quanto a natureza do enunciado modalizado (disposicional, reportativa, expressiva e apreciativa).

PALAVRAS-CHAVES: Modalidade; Volitividade; Discurso de Autoajuda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduado em Letras Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Retórica e Argumentação pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC) e bolsista CAPES, atuando em pesquisas na linha de Descrição e Análise Linguística, especificamente em estudos voltados para a descrição e análise da língua espanhola desde uma perspectiva funcionalista. Integrante do Grupo de Estudos em Funcionalismo da Universidade Federal do Ceará (GEF/UFC). Atualmente, é Professor Assistente de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As últimas pesquisas têm-se focado em estudos sobre a categoria Modalidade na Gramática Discursivo-Funcional (GDF), Modalização Retórico-Argumentativa, Modalização Discursiva e Ensino de Língua Espanhola desde um viés Funcionalista.

Publicado
07-07-2021
Como Citar
OLIVEIRA, A. S. A modalidade volitiva no discurso de autoajuda religioso do padre Reginaldo Manzotti. Revista do GELNE, v. 23, n. 2, p. 132-145, 7 jul. 2021.
Seção
Artigos