O papel do hemisfério direito no processamento de inferências: o que dizem os estudos cerebrais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26113

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mapear trabalhos que, nos últimos doze anos (2009-2021), têm investigado as redes cerebrais ativadas no processo de construção inferencial, voltando especial atenção para o papel do hemisfério direito. Para tanto, foi realizada uma busca no Portal de Periódicos Capes e PubMed, que retornou quinze artigos, dos quais onze atenderam aos requisitos para análise. Tendo por base os modelos de compreensão de Gagné et al. (1993) e de Kintsch e Rawson (2013), apresenta-se e discute-se o que os estudos trazem em torno da realização de inferências, do estabelecimento da coerência e das bases neurais envolvidas nesses processos. A discussão efetuada aponta para um envolvimento superficial do hemisfério direito na maioria dos estudos, indicando uma atuação em conjunto de ambos os hemisférios. Ressalta-se, contudo, que as pesquisas aqui reportadas não trabalham com porções textuais maiores e isso pode ser um fator importante no que tange ao papel do hemisfério direito no processamento de níveis superiores de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dohane Roberto, Universidade Federal de Santa Catarina

Dohane Julliana Roberto é professora do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, onde leciona Inglês e Português. Seu percurso acadêmico inclui graduação em Letras com licenciatura em Português e Inglês e mestrado em Linguística na subárea Psicolinguística. Ela também trabalhou como supervisora no Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID) na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente está desenvolvendo seu doutoramento em Linguística na mesma subárea de seu mestrado. Seus interesses de pesquisa principais incluem leitura e leitura em língua estrangeira.

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários desde 1996. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela UFSC. Realizou pós-doutoramento na área de processamento da linguagem, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University, nos EUA (1999-2000), e na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, no Centre for Brain Research (Fev 2018 a Jan 2019). Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

FRANZEN, B. A.; ROBERTO, D. .; TOMITCH, L. M. B. O papel do hemisfério direito no processamento de inferências: o que dizem os estudos cerebrais?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 148–163, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26113. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/26113. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos