O papel do hemisfério direito no processamento de inferências: o que dizem os estudos cerebrais?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26113Resumo
O presente artigo tem por objetivo mapear trabalhos que, nos últimos doze anos (2009-2021), têm investigado as redes cerebrais ativadas no processo de construção inferencial, voltando especial atenção para o papel do hemisfério direito. Para tanto, foi realizada uma busca no Portal de Periódicos Capes e PubMed, que retornou quinze artigos, dos quais onze atenderam aos requisitos para análise. Tendo por base os modelos de compreensão de Gagné et al. (1993) e de Kintsch e Rawson (2013), apresenta-se e discute-se o que os estudos trazem em torno da realização de inferências, do estabelecimento da coerência e das bases neurais envolvidas nesses processos. A discussão efetuada aponta para um envolvimento superficial do hemisfério direito na maioria dos estudos, indicando uma atuação em conjunto de ambos os hemisférios. Ressalta-se, contudo, que as pesquisas aqui reportadas não trabalham com porções textuais maiores e isso pode ser um fator importante no que tange ao papel do hemisfério direito no processamento de níveis superiores de leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.