O discurso anti-Bolsonaro na rede digital youtube

Autores

  • Antoniel Guimarães Tavares Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Laurianne Guimarães Mendes Secretaria do Estado do Mato Grosso
  • Anísio Batista Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID27053

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o discurso anti-Bolsonaro na rede digital YouTube a partir das transcrições dos dizeres dos youtubers Nando Moura, Arthur do Val e Gabriela Prioli. Para tanto, vale-se do aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com base nos estudos de Michel Foucault para desenvolver uma perspectiva arquegenealógica de investigação. Além do mais, este artigo mobiliza os conceitos de enunciado, discurso e sujeito nos entremeios das relações de saber, poder e subjetivação. Dessa forma, intenta-se examinar de que modo esses comentaristas políticos se constituem em sujeitos mediante a adoção de estratégias discursivo-políticas específicas, as quais atribuem a cada sujeito uma posição discursiva. Logo, recorta-se alguns enunciados que se vertem em sequências discursivas, e averígua-se a existência de condições de possibilidade históricas e regulares para a emergência de formações discursivas presentes no corpus. Enfim, constata-se a constituição de um discurso anti-Bolsonaro pautado na circularidade de uma verdade em detrimento a uma contraverdade e, além disso, na divisão do sujeito Bolsonaro em duas posições no discurso político divergentes, sendo uma filiada à relação com sujeitos apoiadores e outra à relação com sujeitos antagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurianne Guimarães Mendes, Secretaria do Estado do Mato Grosso

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso. E-mail: laurianneguime@gmail.com.

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro-pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF – UFU/CNPq). E-mail: anisiopereira2008@hotmail.com.

Downloads

Publicado

24-03-2022

Como Citar

GUIMARÃES TAVARES SILVA, A.; GUIMARÃES MENDES, L.; BATISTA PEREIRA, A. O discurso anti-Bolsonaro na rede digital youtube. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 43–58, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID27053. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/27053. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos