O negro na literatura potiguar contemporânea

Autores

  • Francisco Humberlan Arruda De Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN https://orcid.org/0000-0003-3351-8562
  • Marília Angélica Braga do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Ana Clara de Souza Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Ana Luiza Siqueira Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID27328

Resumo

Este artigo é fruto de projeto de pesquisa que visou investigar as imagens do negro na literatura potiguar contemporânea. Como os estudos sobre a produção poética do Rio Grande do Norte são mais voltados para o início do século XX e a modernidade, este artigo analisa, a partir dos fundamentos teóricos, literários e culturais da figura do negro na contemporaneidade, as imagens suscitadas na poesia potiguar dos anos iniciais do século XXI. Este trabalho traz um recorte temporal compreendido entre os anos 2000 e 2021 focalizando três escritores: Alexandre Alves, Drika Duarte e Helena Monteiro. A seleção dos poemas levou em consideração dois critérios: i) a produção poética significativa em volume e/ou recepção crítica e; ii) a autoria e/ou temática do negro. Como aporte teórico, o artigo usa o conceito de Literatura Afrodescendente, de Duarte (2002), o de Literatura Suprarregional, de Arendt (2011), e o de Imagologia, de Ribeiro (2005). A nossa hipótese é a de que a escrita poética, de 2000 a 2020 no Rio Grande do Norte, é sucumbida pela noção de regional como espaço geográfico natural e pela crítica literária. Ainda que políticas identitárias tenham sido fomentadas no recorte temporal em questão, a imagem do negro é minimizada na produção poética potiguar, e a sua representação ocorre por meio de vozes dissonantes, e dispersas, no cenário cultural e literário potiguar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Humberlan Arruda De Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutorando em Estudos da Linguagem, área de concentração em Estudos da Linguagem (UFRN). Mestre em Literatura Brasileira (UERJ). Professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN. Tem pesquisado, no doutorado, sobre a obra de Lima Barreto sob a perspectiva do nomadismo. Coordena, no IFRN, projeto de pesquisa sobre a nova literatura regional contemporânea  em que o foco é a representação do negro pela poética local e o espaço suprarregional dessas produções. 

Marília Angélica Braga do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciada em Letras (2007) pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Mestra (2012) e Doutora (2018) em Letras, com área de concentração em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará-UFC. É professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ipanguaçu. Atuou como Professora Substituta de Literatura Portuguesa junto ao Departamento de Literatura da UFC durante os semestres 2008.2, 2009.1, 2009.2, 2010.1 e 2012.2. Foi tutora de disciplinas de Literatura de Língua Portuguesa, na modalidade semipresencial, do curso de Letras da UFC-Virtual, entre os anos de 2009 e 2012. Foi bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) durante o desenvolvimento das pesquisas de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas.

Ana Clara de Souza Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Aluna do Ensino Médio Técnico Integrado em Agroecologia no IFRN, Campus Ipanguaçu. Atualmente participa do projeto de pesquisa "O negro como dissonante na literatura potiguar contemporânea".

Ana Luiza Siqueira Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Aluna do Ensino Médio Técnico Integrado em Agroecologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Ipanguaçu. Atualmente é bolsista do projeto de pesquisa "O negro como dissonante na literatura potiguar contemporânea".

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

HUMBERLAN ARRUDA DE OLIVEIRA, F. .; ANGÉLICA BRAGA DO NASCIMENTO, M. .; DE SOUZA FARIAS, A. C.; SIQUEIRA CUNHA, A. L. O negro na literatura potiguar contemporânea. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 100–114, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID27328. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/27328. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos