O resumo acadêmico: textualidade e ensino
Palavras-chave:
Resumo acadêmico, Sequência didática, Tópico discursivoResumo
O objetivo deste trabalho é propor um critério de análise da textualidade deresumo acadêmico e, a partir dessa análise, sugerir atividades para o ensinosistemático desse gênero. Entendemos que a topicalidade é um princípioorganizador do texto e, como tal, pode ser tomada como critério para a análiseda textualidade. Analisamos resumos produzidos por estudantes universitáriose observamos algumas regularidades na sua organização tópica que podem serreveladoras de que esse pode ser um critério que guia a redução do texto-fonte.A partir disso, sugerimos uma sequência didática para o ensino sistemático doresumo centrado no tópico discursivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-03-2016
Como Citar
PINHEIRO, C. L.; PEREIRA, J. A. M. O resumo acadêmico: textualidade e ensino. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 117–130, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9386. Acesso em: 9 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.