O resumo acadêmico: textualidade e ensino

  • Clemilton Lopes Pinheiro
  • Jaqueline Andréa Medeiros Pereira
Palavras-chave: Resumo acadêmico, Sequência didática, Tópico discursivo

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um critério de análise da textualidade deresumo acadêmico e, a partir dessa análise, sugerir atividades para o ensinosistemático desse gênero. Entendemos que a topicalidade é um princípioorganizador do texto e, como tal, pode ser tomada como critério para a análiseda textualidade. Analisamos resumos produzidos por estudantes universitáriose observamos algumas regularidades na sua organização tópica que podem serreveladoras de que esse pode ser um critério que guia a redução do texto-fonte.A partir disso, sugerimos uma sequência didática para o ensino sistemático doresumo centrado no tópico discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
10-03-2016
Como Citar
PINHEIRO, C. L.; PEREIRA, J. A. M. O resumo acadêmico: textualidade e ensino. Revista do GELNE, v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 117-130, 10 mar. 2016.
Seção
Artigos