Abordagem do sentido nos estudos semânticos e pragmáticos: uma análise de charges e tirinhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28841

Resumo

Este texto busca evidenciar o papel de dois domínios linguísticos fundamentais no estudo da linguagem: a semântica e a pragmática, concomitantes na determinação dos estudos que permeiam a interação comunicativa. Parte-se do princípio de que, além da inteligibilidade das frases, há outros aspectos que integram o dito (semântica) e a leitura do que é dito (pragmática); com a virada pragmática, o uso, o contexto, a situação de discurso e os falantes redefinem os estudos linguísticos. O objetivo deste texto é mostrar que a semântica e a pragmática se imbricam na constituição dos estudos da linguagem. Procuramos demonstrar como isso acontece por meio da análise de charges e tirinhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos  da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).

Claudia Assad Alvares, Universidade de Pernambuco

É Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Bacharel e Licenciada em Letras – Português/Latim e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Pernambuco – UPE,  líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE/UPE) e membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em História, Educação, Linguística e Literatura (NEPHEL), onde coordena a Linha de Pesquisa Semântica, Análise do Discurso e Gramática: estudos textuais.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

KARLO-GOMES, G.; ALVARES, C. A. . Abordagem do sentido nos estudos semânticos e pragmáticos: uma análise de charges e tirinhas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 38–55, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28841. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/28841. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos