Discursos de graduandos surdos sobre o ensino de Português em tempos de pandemia: uma análise sistêmico-funcional

Autores

  • Giovane dos Santos Brito
  • Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
  • Nayla Schenka Ribeiro INES

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29980

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos sempre foi alvo de profundas discussões. Com a oficialização da pandemia da COVID-19, em março de 2020, inúmeras transformações socioeconômicas e educacionais aconteceram no Brasil. Em decorrência do rápido contágio da doença, um distanciamento social foi imposto, provocando a mudança do ensino presencial para a modalidade remota. Este estudo objetivou analisar os discursos de discentes surdos do ensino superior sobre o ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua e as práticas docentes utilizadas nesse processo, utilizando os aportes teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional, desenvolvida por Halliday (1994), das legislações referentes à Educação de Surdos e das reflexões de Barbara e Macêdo (2010), Pereira (2014) e Fernandes (2008). A coleta de dados se deu pela análise das respostas de graduandos surdos do Brasil a um questionário bilíngue, encaminhado virtualmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada sem o auxílio de softwares específicos do campo linguístico, sob a natureza quantiqualitativa, considerando a metafunção ideacional da teoria-base do estudo, reconhecendo três representações distintas sobre o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como Segunda Língua para surdos. Concluiu-se que as práticas didático-metodológicas realizadas na educação de surdos continuaram a desconsiderar cultura, identidades e especificidades linguísticas desses sujeitos.    

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Publicado

11-01-2023

Como Citar

DOS SANTOS BRITO, G. .; MARIA DE SÁ E SILVA DA CRUZ, O.; SCHENKA RIBEIRO, N. Discursos de graduandos surdos sobre o ensino de Português em tempos de pandemia: uma análise sistêmico-funcional. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 240–255, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29980. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29980. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos