"Meteu essa, Cazé?": uma construção idiomática popularizada em práticas discursivas da internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31300

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em caracterizar uma construção idiomática inovadora do Português Brasileiro, [meter X], que tem sido popularizada recentemente em práticas discursivas da internet. Tal popularização se deve ao corrente sucesso das transmissões ao vivo do jovem streamer Casimiro, que costuma empregar a realização mais prototípica dessa construção, a expressão “meteu essa”. Toma-se como fundamentação teórica a Linguística Funcional Centrada no Uso e a Gramática de Construções. Por meio da análise de ocorrências coletadas na rede social Twitter, [meter X] é descrita em termos das propriedades de esquematicidade, produtividade e composicionalidade. Os resultados sugerem que [meter X] é totalmente opaca, parcialmente especificada e parcialmente produtiva. Foram constatadas três instâncias-type: [meter SN], [meter X ditransitiva] e [meter essa].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Furtado da Cunha, UFRN

Professora emérita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora visitante da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília. Realizou dois estágios de pós-doutoramento na University of California, Santa Barbara, e um na Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de estudos Discurso & Gramática. Coorganizadora de livros e autora de vários capítulos e artigos sobre transitividade, estrutura argumental, gramática de construções e ensino de gramática sob o enfoque da Linguística Funcional. Pesquisadora do CNPq.

Marcos Victor Pires Rodrigues, UFRN

Mestrando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PpgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na área de Linguística Teórica e Descritiva. Graduado em Letras - Inglês pela UFRN e graduando em Letras - Língua Portuguesa também pela UFRN. Pesquisador membro do grupo de pesquisa Ecocognição e Linguagem (UFRN).

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

FURTADO DA CUNHA, M. A.; VICTOR PIRES RODRIGUES, M. "Meteu essa, Cazé?": uma construção idiomática popularizada em práticas discursivas da internet. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31300 , 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31300. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31300. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos