O riso na obra "O sumiço da elefanta" (2008), de Marcelo R. L. Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31963Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a construção de efeitos cômicos na obra O sumiço da elefanta (2008), de Marcelo R. L. Oliveira. Para tanto, pretende-se investigar como o riso na obra está relacionado à literatura infantojuvenil contemporânea produzida no Brasil. Como referencial teórico, foram utilizadas as contribuições de Bergson (2001) sobre comicidade e riso, bem como os trabalhos de Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (2007; 2017), Palo e Oliveira (2006), Cademartori (1986), entre outros, acerca da literatura para crianças e jovens. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e a análise qualitativa dos elementos cômicos e dos aspectos da literatura infantojuvenil contemporânea. Como resultado, obteve-se que O sumiço da elefanta aborda temas contemporâneos e que, em sua construção, percebe-se a presença do cômico, do lúdico e de diversos saberes interdisciplinares. Esses conhecimentos não são impostos ao leitor, uma vez que ele não é tido como mero receptor, sendo necessária sua colaboração para a realização do riso e da construção de seus aprendizados a partir da obra. Isso demonstra a valorização do aspecto literário em detrimento da ênfase na função utilitário-pedagógica da literatura infantojuvenil. Dessa forma, a obra alcança um equilíbrio entre qualidade estética, deleite e aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.