A testagem da Memória de Trabalho em pesquisas brasileiras: uma investigação sobre usos e adaptações do Reading Span Test (RST) e do Operation-Word Span Test (OSPAN)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33297Resumo
Este estudo examina a natureza dos testes de Memória de Trabalho (MT) do tipo Teste de Capacidade de Leitura (RST) e Teste Soma-Palavra (OSPAN) utilizados em pesquisas no Brasil baseado em buscas no Portal de Teses e Dissertações da CAPES para verificar: (i) O número de estudos no Brasil que têm feito uso do RST e do OSPAN; (ii) Idioma e versão dos testes; (iii) O grau de divergência dos procedimentos de aplicação dos testes em relação aos originais; (iv) O grau de divergência nos procedimentos de correção dos testes em relação aos originais. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa e sistematizados a fim de responder às perguntas de pesquisa. As análises dos vinte estudos encontrados mostraram que o RST é o teste mais utilizado para medir a capacidade da MT em tarefas de compreensão leitora, e o OSPAN em tarefas de domínios gerais. Ambos os testes foram aplicados predominantemente em língua portuguesa, baseando-se em versões traduzidas das originais e adaptadas por pesquisadores brasileiros. Os procedimentos de aplicação dos testes divergiram quanto à forma e organização dos estímulos e a adoção de critérios adicionais, enquanto os procedimentos de correção divergiram pela adoção de duas medidas de correção. Algumas implicações teórico-metodológicas à luz dos resultados são discutidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.