Fenomenologia da percepção em Orides Fontela: voos desassossegados por uma poesia filosofante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID34115

Resumo

O propósito deste texto é observar como a fenomenologia da percepção, perspectiva filosófica instaurada em meados do século XX, emerge na poesia da brasileira Orides Fontela cuja obra ressona ostensiva e extensivamente nos campos da filosofia. A fim de alcançarmos determinado ensejo, tomamos como orientação teórica os estudos de Merleau-Ponty (1999; 2004), que refletem a respeito da experiência fenomênica do sujeito com o mundo e as relações que ele, mediante a percepção, estabelece com os demais elementos os quais constituem o cosmos. Para além do filósofo citado, levamos em conta as ponderações de estudiosos que seguem o pensamento fenomenológico, como Chauí (1980) e Eric Matthews (2010), além de críticos da pouco reconhecida autora paulista. Os poemas selecionados para este escrito são “Diálogo”, “Gênesis”, “Sensação”, “Elegia (I)”, “Migração”, “Habitat” e “O antipássaro”. Os textos elegem um objeto-outro, na sua maioria o pássaro, estabelecido como ponto de contemplação para a virada da experiência (sensorial e filosófica). Analisando uma poesia que revela o ser em estado de vacilo perante o espanto da existência, sobrevoamos a desassossegada condição humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Lima Beserra, UFAL

Licenciado em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas. Publicou, como coautor, Sociedade, cultura e natureza em espaços e olhares (ed. Oxente, Paulo Afonso, 2023), além de artigos em periódicos diversos e capítulos de livros. Desenvolve pesquisas em Literatura Brasileira, com ênfase em poesia dos séculos XX e XXI, e Literatura Comparada.

Ana Clara Magalhães de Medeiros, UnB

Professora Adjunta de Literatura Portuguesa no Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (TEL/IL/UnB). Doutora em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB, 2017). Mestre em Literatura e Graduada em Letras - Português (Bacharelado/Licenciatura) pela mesma instituição. Foi Professora Adjunta de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) de 2018 a 2022. Desenvolve pesquisas em: Literatura Portuguesa: prosa e poesia, com ênfase na produção dos séculos XX e XXI; Literatura Comparada; Crítica Polifônica e Poéticas do Desassossego. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPQ/PQ2).

Renata Pimentel Teixeira, UFRPE

Graduada em Letras, Mestra e Doutora em Teoria Literária pela UFPE. Desde 2010 é professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Publicou Uma lavoura de insuspeitos frutos (ed. Annablumme, São Paulo, 2002); Copi: transgressão e escrita transformista (ed. Confraria do Vento, 2011; 2ª edição revista e ampliada, 2022); Da arte de untar besouros (poesia, 2012); Denso e leve como o voo das árvores (poesia, 2015) e a harmonia secreta do caos (poesia, 2022) todos pela ed. Confraria do Vento; além de diversos artigos em vários periódicos e capítulos de livros. Tem formação em dança clássica e teatro: atua nas áreas criativas da dramaturgia para dança, teatro e roteiro/ direção no audiovisual, além de atuar e trabalhar com curadoria e pesquisa em artes visuais (com diversas obras nessas áreas). Foi colunista do JC on line e da Revista e site Outr@s Crític@s.

Downloads

Publicado

01-04-2024

Como Citar

LIMA BESERRA, E.; MAGALHÃES DE MEDEIROS, A. C.; PIMENTEL TEIXEIRA, R. Fenomenologia da percepção em Orides Fontela: voos desassossegados por uma poesia filosofante. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e34115, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n1ID34115. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/34115. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos