(Con)texto, interação e argumentatividade na mídia Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38482

Resumo

Este artigo, ancorado nos postulados da Linguística Textual Brasileira, sobretudo nas discussões realizadas por Mônica Magalhães Cavalcante e pelo grupo Protexto, bem como em Ruth Amossy, com a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), versa no tocante à interação e à argumentatividade na mídia Instagram. Para tanto, pretende-se investigar de que maneira os recursos tecnolinguageiros atuam na construção da dimensão argumentativa dos textos em contexto digital, fundamentando-se em uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativista acerca do corpus coletado no perfil @choquei, na referida plataforma. Para isso, serão analisadas duas publicações e seus respectivos comentários, selecionados na página supramencionada, sendo uma postagem referente à prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra e outra acerca do empresário, influenciador e político Pablo Marçal. Ademais, o arcabouço teórico o qual alicerça esta pesquisa constitui-se de obras como Cavalcante et al. (2019, 2020, 2022), Amossy (2008, 2017, 2018), Brito (2024), Muniz-Lima (2024) e Paveau (2021), entre outros estudiosos da área. As análises apontam que os modos de argumentar atuam numa espécie de atravessamento entre as modalidades polêmica e patêmica, tanto por visar uma proximidade com o interlocutor, quanto por influenciá-lo em relação aos modos de ver e sentir o fato de que se fala. Portanto, os resultados atestam que os recursos tecnolinguageiros, no contexto digital, revelam a dialogicidade entre os discursos evocados nos comentários on-line em relação às postagens, à medida que a interação ocorre, evidenciando, pois, a argumentatividade inerente aos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado na Universidade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduação em Pedagogia pela Universidade Potiguar (Unp). Graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Emanuelle Kelly Alves de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra em Ciências da Linguagem, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) pela mesma instituição. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa. Pesquisadora vinculada ao GPET/UERN (Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto) e ao GETEME (Gêneros: estudos teóricos e metodológicos), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é docente na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN). 

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora efetiva (Classe III - Nível 10) do Departamento de Letras Estrangeiras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e Doutorado, no qual também exerce a função de vice-ccordenadora (2024-2026). 

Downloads

Publicado

22-10-2025

Como Citar

NOBRE DE SOUZA, Amanda Mikaelly; ALVES DE SOUZA, Emanuelle Kelly; DE MORAIS DIÓGENES BEZERRA, Lidiane. (Con)texto, interação e argumentatividade na mídia Instagram. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38482 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38482. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38482. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante