(Con)texto, interação e argumentatividade na mídia Instagram
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38482Resumo
Este artigo, ancorado nos postulados da Linguística Textual Brasileira, sobretudo nas discussões realizadas por Mônica Magalhães Cavalcante e pelo grupo Protexto, bem como em Ruth Amossy, com a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), versa no tocante à interação e à argumentatividade na mídia Instagram. Para tanto, pretende-se investigar de que maneira os recursos tecnolinguageiros atuam na construção da dimensão argumentativa dos textos em contexto digital, fundamentando-se em uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativista acerca do corpus coletado no perfil @choquei, na referida plataforma. Para isso, serão analisadas duas publicações e seus respectivos comentários, selecionados na página supramencionada, sendo uma postagem referente à prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra e outra acerca do empresário, influenciador e político Pablo Marçal. Ademais, o arcabouço teórico o qual alicerça esta pesquisa constitui-se de obras como Cavalcante et al. (2019, 2020, 2022), Amossy (2008, 2017, 2018), Brito (2024), Muniz-Lima (2024) e Paveau (2021), entre outros estudiosos da área. As análises apontam que os modos de argumentar atuam numa espécie de atravessamento entre as modalidades polêmica e patêmica, tanto por visar uma proximidade com o interlocutor, quanto por influenciá-lo em relação aos modos de ver e sentir o fato de que se fala. Portanto, os resultados atestam que os recursos tecnolinguageiros, no contexto digital, revelam a dialogicidade entre os discursos evocados nos comentários on-line em relação às postagens, à medida que a interação ocorre, evidenciando, pois, a argumentatividade inerente aos textos.
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