A mobilização intertextual na modalidade argumentativa pedagógica em postagens do perfil @defensoriama no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38806Resumo
Neste trabalho, partimos do pressuposto defendido por Cavalcante et al. (2022), com base em Amossy (2008, 2011, 2017), que todos os textos são argumentativos, ainda que em diferentes graus, ou seja, apresentam um continuum de argumentatividade, no qual existem modos distintos de influenciar estrategicamente o outro. Dentre esses modos de argumentar, Amossy (2008) postula a modalidade argumentativa pedagógica, que se direciona às trocas verbais em que um locutor se coloca como o detentor de um conhecimento, ou com um saber superior em relação a seu(s) interlocutor(es), utilizando-se de estratégias textuais para orientar sua argumentação, dentre elas a intertextualidade. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é analisar a mobilização de processos intertextuais em textos engendrados pela modalidade argumentativa pedagógica. O estudo tem como base teórica os aportes da Linguística Textual (LT) pelos trabalhos desenvolvidos por Cavalcante et al. (2020, 2022), os estudos sobre intertextualidades por Carvalho (2018) e Costa (2024), a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD) postulada por Amossy (2008, 2017) e as noções da Análise do Discurso Digital (ADD) em Paveau (2021). Em relação à metodologia, esta pesquisa se classifica como qualitativa e explicativa pois buscamos explicar e descrever um fenômeno, e o método usado é o hipotético-dedutivo pois partimos das lacunas de análises intertextuais na modalidade pedagógica. Quanto ao corpus, analisamos duas postagens realizadas pelo perfil da Defensoria Pública do Estado do Maranhão no Instagram (@defensoriama), nas quais são explicados assuntos jurídicos para o cidadão comum. Os resultados obtidos permitem observar a intertextualidade como uma importante estratégia argumentativa nas postagens do perfil @defensoriama, que, por sua vez, estão moldadas por um modo pedagógico de argumentação, no qual o locutor (detentor de conhecimento superior sobre um saber) gerencia esses mecanismos intertextuais com o objetivo de (re)orientar a visão de seu(s) interlocutor(es).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



