A mobilização intertextual na modalidade argumentativa pedagógica em postagens do perfil @defensoriama no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38806

Resumo

Neste trabalho, partimos do pressuposto defendido por Cavalcante et al. (2022), com base em Amossy (2008, 2011, 2017), que todos os textos são argumentativos, ainda que em diferentes graus, ou seja, apresentam um continuum de argumentatividade, no qual existem modos distintos de influenciar estrategicamente o outro. Dentre esses modos de argumentar, Amossy (2008) postula a modalidade argumentativa pedagógica, que se direciona às trocas verbais em que um locutor se coloca como o detentor de um conhecimento, ou com um saber superior em relação a seu(s) interlocutor(es), utilizando-se de estratégias textuais para orientar sua argumentação, dentre elas a intertextualidade. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é analisar a mobilização de processos intertextuais em textos engendrados pela modalidade argumentativa pedagógica. O estudo tem como base teórica os aportes da Linguística Textual (LT) pelos trabalhos desenvolvidos por Cavalcante et al. (2020, 2022), os estudos sobre intertextualidades por Carvalho (2018) e Costa (2024), a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD) postulada por Amossy (2008, 2017) e as noções da Análise do Discurso Digital (ADD) em Paveau (2021). Em relação à metodologia, esta pesquisa se classifica como qualitativa e explicativa pois buscamos explicar e descrever um fenômeno, e o método usado  é o hipotético-dedutivo pois partimos das lacunas de análises intertextuais na modalidade pedagógica. Quanto ao corpus, analisamos duas postagens realizadas pelo perfil da Defensoria Pública do Estado do Maranhão no Instagram (@defensoriama), nas quais são explicados assuntos jurídicos para o cidadão comum. Os resultados obtidos permitem observar a intertextualidade como uma importante estratégia argumentativa nas postagens do perfil @defensoriama, que, por sua vez, estão moldadas por um modo pedagógico de argumentação, no qual o locutor (detentor de conhecimento superior sobre um saber) gerencia esses mecanismos intertextuais com o objetivo de (re)orientar a visão de seu(s) interlocutor(es).

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Biografia do Autor

Ozeias Evangelista de Oliveira Junior, Universidade Federal do Maranhão

É graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). É pesquisador do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (UNILAB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Estratégias e Procedimentos de Organização Textual (GEPOT/UFMA/CNPq).  Tem interesse nas áreas de Linguística Textual e suas categorias analíticas, Argumentação, Análise do Discurso Digital, Polidez Linguística, uso da linguagem em redes sociais e Língua Espanhola.

Noemy Prazeres Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista PIBIC - CNPq. Membro do GEPOT (UFMA/CNPq).

Maria da Graça dos Santos Faria, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1980), graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1978), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014), e pós doutorado em linguística pela Universidade Federal do Ceará (2020). É docente Titular da Universidade Federal do Maranhão do Departamento de Letras. Membro do Grupo de Pesquisa Protexto (UFC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estratégias e procedimentos de organização textual - GEPOT (UFMA/CNPq). Professora permanente do programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA (PGLetras), Membro do GT "Discurso e argumentação e do GT Linguística Textual e Análise da Conversação da ANPOLL. Atualmente desenvolve pesquisas com produção acadêmica na área de Linguística Textual, com especial interesse nos seguintes temas: argumentação, metadiscurso, processos de referenciação e intertextualidade.

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Publicado

15-10-2025

Como Citar

OLIVEIRA JUNIOR, Ozeias Evangelista de; SOUSA, Noemy Prazeres; FARIA, Maria da Graça dos Santos. A mobilização intertextual na modalidade argumentativa pedagógica em postagens do perfil @defensoriama no Instagram. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38806 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38806. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38806. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante