Modelos analíticos para processos intertexuais – panorama, convergências e balanço crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38810

Resumo

Neste trabalho, refletimos sobre a intertextualidade como tema pertinente da Linguística Textual, apresentando sumariamente a contribuição de Koch (2004) e Koch; Bentes; Cavalcante (2008), as quais colaboraram para os estudos do fenômeno, especialmente no que tange à proposição de categorias analíticas fora do escopo da teoria e análise literária. Apresentamos, em seguida, dois quadros teóricos resultantes das pesquisas conduzidas sob a orientação da professora Mônica Magalhães Cavalcante: 1) Nobre (2014), que propõe a organização de parâmetros simultâneos a qualquer tipo de relação intertextual, e  2) Carvalho (2018), que redimensiona o debate partindo da divisão amplo x estrito. Abordamos a produtividade de ambas as propostas mediante a identificação de seu desdobramento em uma série de investigações e, por fim, realizamos um balanço crítico sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kennedy Cabral Nobre, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Ana Paula Lima de Carvalho, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestre em Letras (Estudos de Linguagem) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora de Língua Portuguesa no ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Downloads

Publicado

23-10-2025

Como Citar

NOBRE, Kennedy Cabral; CARVALHO, Ana Paula Lima de. Modelos analíticos para processos intertexuais – panorama, convergências e balanço crítico. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38810, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38810. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38810. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante