A referenciação por Cavalcante: sobre coisas ditas e a dizer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38913

Resumo

Este trabalho é uma homenagem às contribuições da professora Mônica Magalhães Cavalcante para os estudos da referenciação, fenômeno da linguagem que examina como objetos de discurso, ou referentes, evoluem no texto e são construídos, em conjunto, pelos parceiros na interação. A referenciação, vista sob essa ótica, surge a partir do que foi proposto por Mondada (1994), orientada pela análise da conversação e da etnometodologia, mas foi apropriada e redimensionada pela Linguística Textual, por pesquisadores como Mônica Cavalcante e seus orientandos. Nesse sentido, nosso objetivo é tratar de alguns tópicos caros a essa grande linguista do texto, a saber: o fato de a referenciação ser uma categoria “guarda-chuva”, central nos estudos do texto, pois se relaciona aos demais critérios analíticos; as implicações de considerar os referentes como objetos de discurso e sua relação com o conceito de texto proposto por Cavalcante et al. (2019); a dêixis e sua relação com os demais processos referenciais, redimensionados por Cavalcante, desde a sua tese, e outros pesquisadores orientados por ela, como Martins (2019, 2024); as redes referenciais como pressuposto e os avanços nas análises textuais operados por elas. Ao longo do artigo, citamos pesquisas orientadas por Mônica como maneira de mostrar a coerência de sua proposta teórica e sua habilidade para orquestrar diferentes temáticas, todas convergentes para os estudos do texto. Por fim, de modo mais modesto, esperamos influenciar novas pesquisas baseadas no legado que nos deixou a professora Mônica em relação à referenciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora e mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLin-UFC), com estágio de Pós-Doutorado em andamento na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Pesquisadora do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística (CNPq/Unilab).

Maiara Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutora e mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLin-UFC).

Eduardo Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLin-UFC). É editor de texto no Master Soluções Educacionais e membro do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística (CNPq/Unilab)

Downloads

Publicado

10-11-2025

Como Citar

MARTINS, Mayara; SOARES, Maiara; ALMEIDA, Eduardo. A referenciação por Cavalcante: sobre coisas ditas e a dizer. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38913 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38913. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38913. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante