A construção referencial no videoclipe “Dona de mim” de Iza e a interatividade no Youtube: uma reflexão para o ensino de produção textual
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38958Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a construção do referente “Dona de mim”, no videoclipe homônimo da cantora brasileira IZA, na mídia Youtube, acontece e qual a influência dos níveis de interatividade no processo de retomada e recategorização desse objeto de discurso. Nesta análise, observamos de que maneira aspectos tecnológicos e linguageiros, conforme proposto em Muniz-Lima (2024), colaboram na construção desse objeto de discurso. A fundamentação teórica está pautada na Linguística Textual, sobretudo nos trabalhos de Cavalcante et al. (2022), Cavalcante e Muniz-Lima (2021) e Matos (2018). A metodologia utilizada é descritiva e interpretativista, de abordagem qualitativa. Os resultados da análise demonstram que o referente “Dona de mim” é introduzido e reconstruído no próprio videoclipe a partir dos sistemas semióticos imagético e sonoro. O alto número de curtidas e comentários na postagem em que o videoclipe foi publicado, além do uso de hashtags e emojis, colaborou para a configuração de diferentes modos de ver esse objeto de discurso. Com base nessa análise, propomos uma sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) para o ensino fundamental e o ensino médio com base em habilidades de produção textual sugeridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo a contemplar os aspectos da interação digital analisados na primeira parte deste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 14-10-2025 (2)
- 01-10-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



