A Construção dos referentes em vídeos de beleza feminina no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38973

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os referentes em vídeos de beleza feminina de até 15 minutos compartilhados por influenciadoras na plataforma YouTube. Esta pesquisa é decorrência do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvido na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e intitulado:  A construção dos referentes em vídeos de beleza no YouTube: interlocuções com elementos do suporte na constituição do gênero discursivo. O método seguido no trabalho é o de natureza qualitativa e de teor bibliográfico. Para maior aprofundamento, nos embasamos nas noções dos estudiosos como: Cavalcante (2014); Marcuschi (2003); Mondada e Dubois (2003); Paveau (2021), dentre outros relevantes para o nosso estudo sobre os referentes, à luz da Linguística Textual e dos aspectos midiatizados encontrados no discurso digital. O corpus da pesquisa segmenta-se por três momentos: a revisão de literatura, a coleta de dados e por fim, a análise dos resultados. O apanhado dos vídeos resultou na observação analítica dos vídeos “Pele super fácil para iniciantes! Essa você consegue 100%”, da Mari Maria e da produção "Auto Maquiagem neutra” da Laura Kuczynski. Essas produções foram articuladas de acordo com os estudos versados pela Referenciação. Os resultados da discussão acerca da presença dos referentes nos vídeos de beleza feminina no YouTube revelaram tanto o uso de mecanismos de interação, bem como o aparecimento dos referentes nos discursos midiáticos. Sendo assim, em suma, este trabalho buscou explorar o atravessamento já existente da Linguística Textual e os vídeos do Youtube.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Heloisa Soares Peregrino, Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Graduada do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Durante os anos de 2019 a 2022, atuei como discente bolsista no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC). Atualmente, sou pós-graduada em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela UNINASSAU e professora do ensino básico no segmento dos anos finais. 

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras com Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professora Adjunta I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente no ensino e no desenvolvimento de pesquisas sobre os seguintes temas: Argumentação, Linguística Textual e referenciação, análise de gêneros discursivos com foco nas relações de sentidos apresentadas pelos processos referenciais e possíveis interlocuções (caso o andamento das pesquisas aponte necessidade) com a prática de leitura e de escrita em Língua Portuguesa.

Liziane Yonara Nascimento Barboza , Faculdade FOCUS

Graduada do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Durante os anos de 2021 a 2023, atuei como discente bolsista no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), e em 2024, fui bolsista no Programa Residência Pedagógica (RESPED). Em 2024 lecionou no Estado do Ceará como professora temporária. Atualmente, é pós-graduanda na área de Literatura indígena e africana.

Downloads

Publicado

20-10-2025

Como Citar

SOARES PEREGRINO, Paula Heloisa; OLIVEIRA VASCONCELOS DE SÁ, Jammara; NASCIMENTO BARBOZA , Liziane Yonara. A Construção dos referentes em vídeos de beleza feminina no YouTube . Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38973 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38973. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38973. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante