Abordagem completa, tangenciamento ou fuga ao tema: relações entre a propriedade de centração e a competência 2 da redação do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38989

Resumo

O presente artigo examina as inter-relações entre a propriedade do tópico discursivo – centração, e a Competência 2 da redação do Enem, especialmente no que concerne aos critérios avaliativos da abordagem completa do tema, do tangenciamento e de fuga. As concepções de Cavalcante et al. (2017; 2022), Jubran (2006) e Sá (2018) embasam nossas discussões, por meio da análise de uma redação da Cartilha do Participante 2024. Amparados na fundamentação teórica, são explorados os traços da propriedade centração, quais sejam: concernência e relevância, as quais são responsáveis pela continuidade tópica na avaliação de textos dissertativo-argumentativos. Além disso, investiga-se como a centração pode funcionar como ferramenta avaliativa para delimitação de elementos temáticos e desenvolvimento coerente, conforme exigências da competência 2 da matriz de referência da redação. Os resultados inscrevem as reflexões aqui empreendidas como benéficas para o trabalho pedagógico em sala de aula da educação básica, tendo em vista que apresentamos mais uma possibilidade de ensino de como candidatos ao Enem podem evitar fuga e tangência ao tema, garantindo a abordagem completa do tema por meio da observação da centração.

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Biografia do Autor

Kleiane Sa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora  em  Linguística  pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do Mestrado Profissional em Letras  (ProfLetras)  na  Universidade  Estadual  do  Ceará  (UECE). Pesquisadora do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística (CNPq/Unilab). Líder do GPLLEd/IFCE.

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Publicado

13-10-2025

Como Citar

SA, Kleiane. Abordagem completa, tangenciamento ou fuga ao tema: relações entre a propriedade de centração e a competência 2 da redação do Enem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38989 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38989. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38989. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante