Abordagem completa, tangenciamento ou fuga ao tema: relações entre a propriedade de centração e a competência 2 da redação do Enem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38989Resumo
O presente artigo examina as inter-relações entre a propriedade do tópico discursivo – centração, e a Competência 2 da redação do Enem, especialmente no que concerne aos critérios avaliativos da abordagem completa do tema, do tangenciamento e de fuga. As concepções de Cavalcante et al. (2017; 2022), Jubran (2006) e Sá (2018) embasam nossas discussões, por meio da análise de uma redação da Cartilha do Participante 2024. Amparados na fundamentação teórica, são explorados os traços da propriedade centração, quais sejam: concernência e relevância, as quais são responsáveis pela continuidade tópica na avaliação de textos dissertativo-argumentativos. Além disso, investiga-se como a centração pode funcionar como ferramenta avaliativa para delimitação de elementos temáticos e desenvolvimento coerente, conforme exigências da competência 2 da matriz de referência da redação. Os resultados inscrevem as reflexões aqui empreendidas como benéficas para o trabalho pedagógico em sala de aula da educação básica, tendo em vista que apresentamos mais uma possibilidade de ensino de como candidatos ao Enem podem evitar fuga e tangência ao tema, garantindo a abordagem completa do tema por meio da observação da centração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



