Recursos textuais-interativos de produção de microaulas orais no ambiente de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID39052Resumo
Neste texto, proponho discutir o processo de produção de microaulas orais no ambiente de formação docente inicial. Consideradas um gênero textual, as microaulas constituem-se em ação de recontextualização teatral da atividade de ensino –, permitindo ao(à) licenciando(a) ampliar suas percepções e confrontar suas representações sobre o gesto didático. Para operacionalizar esse propósito, inicialmente, apresento um arrazoado de um duplo aporte teórico – o conceito de performance em Goffman (1959/1975) e Bauman; Briggs (1990/2006). Em seguida, após uma breve caracterização do contexto de produção das microaulas – curso de licenciatura em Letras da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo –, passo a identificar e descrever recursos de natureza textual-interativa pelos quais as ações verbais e multimodais dos participantes ganham corpo, enfocando especificamente aqueles que indiciam o fenômeno de oscilação entre o caráter ficcional e o caráter real da interação emergentes em uma microaula produzida em 2011, selecionada como objeto de análise. Por fim, apresento alguns elementos para a qualificação das microaulas como performance (didática) e para a discussão sobre seu papel como objeto e ferramenta do trabalho de formação docente na universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



