Recursos textuais-interativos de produção de microaulas orais no ambiente de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID39052

Resumo

Neste texto, proponho discutir o processo de produção de microaulas orais no ambiente de formação docente inicial. Consideradas um gênero textual, as microaulas constituem-se em ação de recontextualização teatral da atividade de ensino –, permitindo ao(à) licenciando(a) ampliar suas percepções e confrontar suas representações sobre o gesto didático. Para operacionalizar esse propósito, inicialmente, apresento um arrazoado de um duplo aporte teórico – o conceito de performance em Goffman (1959/1975) e Bauman; Briggs (1990/2006). Em seguida, após uma breve caracterização do contexto de produção das microaulas – curso de licenciatura em Letras da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo –, passo a identificar e descrever recursos de natureza textual-interativa pelos quais as ações verbais e multimodais dos participantes ganham corpo, enfocando especificamente aqueles que indiciam o fenômeno de oscilação entre o caráter ficcional e o caráter real da interação emergentes em uma microaula produzida em 2011, selecionada como objeto de análise. Por fim, apresento alguns elementos para a qualificação das microaulas como performance (didática) e para a discussão sobre seu papel como objeto e ferramenta do trabalho de formação docente na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandoval Nonato, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas, 2004), com Estágio doutoral em Teoria do Discurso (Universidade de Paris 12, 2002) e Estágio pós-doutoral em Didática de Línguas (Universidade de Genebra, 2006). Livre-docente em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo, 2019). Mestre em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas, 1999). Licenciado em Letras (Universidade Federal do Pará, 1997). Autor de A exposição oral nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Cortez Editora, 2012) e Recontando histórias na escola (Martins Fontes, 2003). Experiência em Ensino-Aprendizagem (Métodos e Técnicas de Ensino), Linguística Aplicada e Linguística Textual. Pesquisa: Formação e trabalho docente e Produção-recepção de gêneros textuais na escola.

Downloads

Publicado

04-11-2025

Como Citar

NONATO, Sandoval. Recursos textuais-interativos de produção de microaulas orais no ambiente de formação docente. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e39052 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n2ID39052. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/39052. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos