Erros ortográficos: proposta para (re)classificação de categorias de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID39884

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma (re)classificação de categorias de análise de erros ortográficos inicialmente apresentadas por Cagliari (2009). O referencial teórico adotado envolveu basicamente a descrição do trabalho de Cagliari (2009), o trabalho de Abaurre (1999) a respeito da importância da estrutura silábica na análise de erros ortográficos, e o de Massini-Cagliari (1999), que destaca o princípio acrofônico como igualmente importante nessa análise. Considerando os argumentos elencados nesses trabalhos, apresentamos um quadro de análise que poderia contribuir para uma maior compreensão das motivações subjacentes à produção de erros ortográficos juntamente com sugestões de orientações linguísticas e pedagógicas para ajudar a escrever de modo ortograficamente adequado. 

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Biografia do Autor

Erica Reviglio Iliovitz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura e Bacharelado em Letras (1997), Bacharelado em Lingüística (1998), Mestrado em Lingüística (2001) e Doutorado em Lingüística (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalha como docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na área de leitura e produção de textos, fonética e fonologia. Foi coordenadora do Subprojeto de Letras - Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFRN em Natal - RN no período de junho de 2013 a janeiro de 2020. 

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Publicado

23-09-2025

Como Citar

REVIGLIO ILIOVITZ, Erica. Erros ortográficos: proposta para (re)classificação de categorias de análise. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e39884, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID39884. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/39884. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos