Portfólio educacional e letramento acadêmico-científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40983

Resumo

O portfólio é um gênero textual utilizado, originalmente, em áreas como arquitetura e moda, com o propósito de registrar os melhores trabalhos profissionais. Há mais de três décadas (Lam, 2018), porém, também vem sendo utilizado em instituições de ensino. Neste estudo, o objetivo é explorar o portfólio educacional no ensino superior, com foco em suas contribuições para o letramento acadêmico-científico de estudantes autodeclarados indígenas. Metodologicamente, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2001) e tem natureza qualitativa, com orientação etnográfica (Madison, 2005). Os dados foram gerados no curso de extensão “Monografia e autoria indígena: encontros e desencontros na interculturalidade”, promovido pelo IFRN, e compreendem produções textuais escritas produzidas por estudantes da etnia Potiguara, no Rio Grande do Norte. Do ponto de vista teórico, o artigo encontra embasamento nos estudos decoloniais (Castro-Gómez, 2007; Mignolo, 2007), no letramento acadêmico-científico (Street; Lillis; Lea, 2015) e em pesquisas sobre gêneros textuais (Marcuschi, 2008; Lima-Neto; Araújo, 2012), com  foco no portfólio (Colén; Giné; Imbernón, 2006; Giralt, 2009). Os resultados evidenciam que, na esfera universitária, o portfólio educacional pode apresentar três dimensões (a comunicativa, a pedagógica e a metodológica), sendo útil, no contexto de ensino-aprendizagem, tanto para estudantes minorizados quanto para professores-pesquisadores.

PALAVRAS-CHAVE: letramento; ensino superior; portfólio educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayveson Noberto da Costa Pereira, IFRN

É doutor e mestre em Estudos da Linguagem, especialista em Literatura Afro-Brasileira e graduado em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e especialista em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde também é professor efetivo de Língua Portuguesa e Literaturas. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: letramentos, especialmente o indígena, o acadêmico e o literário; gêneros textuais/discursivos; ensino-aprendizagem de língua materna; e literaturas indígena e africanas de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

PEREIRA, Dayveson Noberto da Costa. Portfólio educacional e letramento acadêmico-científico. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e40983 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40983. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/40983. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos