Quando dante encontra flash gordon: formas de presença do outro no romance a misterio*sa chama da rainha Loana, de Umberto eco

Autores

  • Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva

Palavras-chave:

Discurso citado. Gênero HQ. Romance ilustrado, Forma arquitetônica, Plurilinguismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar algumas formas de presença do gênero histórias em quadrinhos (HQ) na edição brasileira de 2005 do romance ilustrado A Misteriosa Chama da Rainha Loana, do escritor italiano Umberto Eco, e refletir sobre os sentidos criados por essa interdiscursividade. Consideramos a obra de Eco um enunciado em que imagem e palavra contribuem igualmente para a criação do sentido. A partir de contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica do discurso, extraídas da obra de Bakhtin e seu Círculo, como os conceitos de discurso citado, forma arquitetônica e composicional e plurilinguismo, mostraremos como as diferentes formas de citação do gênero HQ contribuem para a construção do conceito de memória semântica em diálogo com o conceito de memória afetiva /individual, um dos temas centrais abordados por Eco nesse romance ilustrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-03-2016

Como Citar

E SILVA, A. P. P. de F. Quando dante encontra flash gordon: formas de presença do outro no romance a misterio*sa chama da rainha Loana, de Umberto eco. Revista do GELNE, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13–26, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9070. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos