A construção metafórica de eleição no discurso jornalístico
Palavras-chave:
discurso jornalístico, metáfora conceptual, eleições 2006.Resumo
Objetivamos, neste artigo, identificar e caracterizar as metáforas no discurso jornalístico. A fim de alcançarmos esses objetivos, constituímos o corpus do trabalho com textos do jornal Folha de S. Paulo, obtidos entre setembro e outubro de 2006, acerca da eleição presidencial, e procedemos com a análise, baseando-nos nos estudos da Análise do Discurso e da Linguística Cognitiva. Verificamos que as metáforas constituem o discurso jornalístico como estratégia linguístico-discursiva, possibilitando a construção do discurso, na avaliação e crítica da notícia, e influenciando os efeitos de sentidos promovidos pela mídia escrita.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-03-2016
Como Citar
DIAS, A. R. F.; DA SILVA, L. S. A construção metafórica de eleição no discurso jornalístico. Revista do GELNE, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 41–51, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9072. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.