Linguagem e ideologia: reflexões preliminares
Palavras-chave:
Ideologia. Signo.Institucionalização.Boa Forma.Sociedade.Resumo
Esta pesquisa tem como escopo principal fazer uma análise da ideologia predominante em quatro edições da Revista Boa Forma, dos anos de 2005,2010,1997 e 2007, especificamente, os títulos das reportagens principais de cada exemplar. Para tanto, priorizamos uma abordagem enunciativa/discursiva da linguagem, tendo como âncora as ideias-chave postuladas por Bakhtin, no que se refere à encarnação material do signo linguístico enquanto objeto eminentemente ideológico.Logo, foi utilizado o método qualitativo, já que o tema pesquisado demandou um estudo fundamentalmente interpretativo que nos levou a concluir que a superestrutura, representada pela mídia, através da sua linguagem manipuladora institucionaliza um determinado padrão de beleza que deve ser mimetizado pelo seu real auditório, a saber,as leitoras da Revista Boa Forma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-03-2016
Como Citar
SANTOS, F. A. Linguagem e ideologia: reflexões preliminares. Revista do GELNE, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 86–93, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9075. Acesso em: 15 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.