Comportamento variável da aquisição da coda medial por aprendizes de inglês como L2

Autores

  • Luana Anastácia Santos de Lima

Palavras-chave:

Epêntese vocálica medial, aquisição de L2, variação linguística.

Resumo

O presente artigo busca investigar a ocorrência da epêntese vocálica medial na produção de inglês como L2 (object > ob[i]ject). Este fenômeno fonológico tem sido atestado em vários trabalhos que dão conta de explicar sua aplicação em L2 (CARDOSO, 2005; PEREYRON, 2008; SCHNEIDER, 2009; LUCENA & ALVES, 2009; 2010), cujos resultados originaram as hipóteses lançadas para cada variável controlada em nossa análise. Para tanto, utilizamos uma metodologia sociolinguisticamente orientada (LABOV, 1975; LABOV et al., 2006 [1968] e 2008 [1972]), a qual contou com a produção de 18 aprendizes da Paraíba que foram submetidos à leituras de frases e textos em inglês. Os dados de produção foram gravados e as ocorrências do fenômeno foram quantificadas, sendo, em seguida, codificadas para receber um tratamento estatístico pelo programa GoldVarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE & SMITH, 2005). Os resultados das análises estatísticas mostraram que, de forma geral, o fenômeno da epêntese vocálica exibiu baixos índices de aplicação do fenômeno. A partir dos resultados obtidos, constatamos que as variáveis selecionadas como relevantes para a ocorrência do fenômeno foram proficiência na língua, contexto fonológico seguinte e contexto fonológico precedente.

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Publicado

03-03-2016

Como Citar

DE LIMA, L. A. S. Comportamento variável da aquisição da coda medial por aprendizes de inglês como L2. Revista do GELNE, [S. l.], v. 16, n. 1/2, p. 17–34, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9155. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos