Uma análise semiótica do discurso de estudantes universitários sobre a língua portuguesa
Palavras-chave:
discurso, imagens, língua portuguesa, escola.Resumo
Lara, 1988), pudemos observar, em redações2feitas por alunos de Letras da Universidade Federalde Mato Grosso do Sul (UFMS), a presença constantede uma visão limitada e redutora da língua portuguesa.Tal imagem, discursivamente construída, tornavaos textos tão semelhantes entre si que seu conteúdobásico podia ser reduzido aos seguintes enunciados:a) o português é uma língua bela e interessante,porém extremamente difícil de ser aprendida,em vista da grande quantidade de regras e exceçõesque lhe são inerentes; b) a maioria da população brasileiranão conhece nem ama suficientemente o português,uma vez que fala “errado” e contribui, dessaforma, para o declínio de sua própria língua; c) háum único português “correto” e “bom”, sendo as demaisvariedades apenas línguas sem nexo.Downloads
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Publicado
22-02-2016
Como Citar
LARA, G. M. P. Uma análise semiótica do discurso de estudantes universitários sobre a língua portuguesa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9173. Acesso em: 12 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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