O conteúdo de ensino e os sentidos permitidos na relação professor/aluno/livro didático

Autores

  • Maria Ester Vieira de Souza

Resumo

Enfocaremos, nessa comunicação, momentosda interlocução em sala de aula voltados para o conteúdode ensino, visando discutir a posição dos sujeitosna construção do conhecimento e a perspectiva apartir da qual o conteúdo de ensino é trabalhado. Paratanto, buscaremos articular o discurso de sala de aulasobre o conteúdo de ensino com a perspectiva traçadapara esse conteúdo no livro didático (LD) utilizado,a qual, direta ou indiretamente, também é constitutivadesse discurso.Recuperaremos brevemente a perspectiva emque aqui o conteúdo de ensino estará sendo considerado.O discurso pedagógico constitui-se historicamentecomo palavra transmitida, como um dizer que“já foi reconhecido no passado” (Bakhtin, 1993, 144).

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Publicado

22-02-2016

Como Citar

DE SOUZA, M. E. V. O conteúdo de ensino e os sentidos permitidos na relação professor/aluno/livro didático. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9181. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos