Comportamentos de categorização em crianças: construção, informatização e aplicabilidade de um instrumento

Autores

  • Ana Cristina Pelosi S. de Macêdo

Palavras-chave:

comportamentos de categorização, instrumento informatizado.

Resumo

O Instrumento para Verificação de Comportamentosde Categorização em Crianças (IVCC) éfruto da pesquisa sobre categorização semântica, iniciadaem 1998, cujo objetivo principal é obter ummelhor entendimento acerca de como crianças de 03a 07 anos organizam seu conhecimento de mundo,segmentando-o na forma de esquemas e categoriassemânticas. Com a versão informatizada do IVCCobjetivamos disponibilizá-lo para professores, de escolaspúblicas e particulares, a fim de que os mesmoso utilizem como ferramenta auxiliar na orientação daprática pedagógica.Estudos sobre categorização semântica empré-escolares (03-04 anos) e crianças em início deescolarização (05-07 anos) tais como os realizadospor Blewitt e Toppino, 1991; Lucariello e Nelson,1985 e Nelson, 1988, têm sugerido que estas organizamsuas categorias segundo critérios aparentementeexclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

DE MACÊDO, A. C. P. S. Comportamentos de categorização em crianças: construção, informatização e aplicabilidade de um instrumento. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9200. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos