Romances Desencontrados

Autores

  • Marcos Falchero Falleiros

Resumo

Combinar matéria local ao molde europeu do
romance foi um desafio para os grandes escritores
brasileiros que inauguraram o período romântico, e
há ainda hoje um traço permanente desse aspecto em
nossa cultura. A Senhora, Aurélia, de Alencar, tem
em seus arrufos grandiloqüentes algo de disparatado,
de descabido e de contraditório. Comprando o casamento
por meio de negociação escusa, a menina pobretona
enriquecida por herança, que então se vinga
do amado que a abandonara por um dote mais atraente,
acaba por encenar uma afetação de princípios liberais
e humanistas em contraste cômico com o movimento
circunstancial do romance. Assim, discurso dramático
e ressentido aparece cercado de personagens menores,
cuja configuração lembra Memórias de um
sargento de milícias. A contradição dos “princípios”
frente a uma sociedade escravista faz o fundo desse
sentimento de desencontro, que levava Alencar a se
desculpar da pequenez de seus romances, argumentando
estar condicionado ao “tamanho fluminense”.

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Publicado

19-02-2016

Como Citar

FALLEIROS, M. F. Romances Desencontrados. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 108–109, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9269. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos