A compreensão de vocabulários específico pelos alunos: um ponto de partida para a formação de professores

Autores

  • Ana Días

Palavras-chave:

Compreensão de vocabulários, alunos, formação de professores

Resumo

Nesse trabalho, buscou-se compreender o processo
ensino-aprendizagem de conceitos em áreas específicas
do conhecimento, ou como alunos compreendem o
vocabulário técnico utilizado nessas áreas, onde o significado
difere da utilização cotidiana. Em duas escolas
de Fortaleza, uma da rede pública estadual e outra
da rede particular, selecionou-se uma turma de 4ª série
do Ensino Fundamental e foram observadas e analisadas
aulas de História do Brasil e de Ciências. Para avaliar
a compreensão do vocabulário específico, por parte
de alunos e professoras, aplicou-se pré-testes e
pós-testes, contendo palavras ou expressões retiradas
de material didático das áreas em questão. Esses instrumentos
possibilitaram comparar a situação anterior
e a posterior às aulas em que os conteúdos foram trabalhados.
As atividades relativas a esses conteúdos também
constituíram objeto de análise. Foram realizadas,
ainda, entrevistas com alunos e com professoras. As respostas
dadas por alunos e professoras, nos pré-testes e
pós-testes, foram agrupadas em sete diferentes (mas não
hierárquicos) níveis, segundo critérios de aproximação
ou distanciamento da significação específica da área.
Os resultados revelaram uma cadeia de mal-entendidos
quanto a esse vocabulário técnico específico, seja entre
professoras ou alunos. Esses resultados foram o ponto
de partida para nova etapa da pesquisa, desta feita relativa
à formação docente: a partir da análise das respostas
de cada aluno, das informações coletadas na história
de vida profissional das professoras e das
discussões conjuntas, as docentes desencadearam ações
que revelaram a possibilidade de se conseguir uma
aprendizagem significativa por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-02-2016

Como Citar

DÍAS, A. A compreensão de vocabulários específico pelos alunos: um ponto de partida para a formação de professores. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9297. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos