A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR: considerações em torno da produção textual
Palavras-chave:
Produção do conhecimento, espaço escolar, produção textualResumo
O conhecimento escolar, pode-se dizer, pertenceao campo do conhecimento científico, isto é, apresentaas características de um saber sistematizado, elaborado,e organizado, encontrando na escola seuespaço institucional privilegiado para sua apropriação,transmissão e construção.Vadermarin (1998) e Soares (1993) consideramque o saber escolar, manifestado nas atividades deensino, embora situe-se no campo do conhecimentocientífico, produz e é produto de atividades diferenciadasdaquelas realizadas pela pesquisa. Para estas autoras,enquanto a investigação científica caracterizasepela necessidade de delimitação e recorte doobjeto de estudo para melhor estudá-lo, o ensino,prioritariamente, realiza tarefa inversa, qual seja a derearticular e recompor seu objeto, a partir de umainterdisciplinaridade, constituindo-se portanto emum novo tipo de conhecimento, que, para se tornaradequado à geração da aprendizagem, necessitaoperar, como diz Forquin (1993), os mecanismosde “transposição didática”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-02-2016
Como Citar
DE OLIVEIRA, M. B. F. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR: considerações em torno da produção textual. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9319. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.