Gêneros Digitais em emergência: uma proposta de análise do Scrap do Orkut
Palavras-chave:
Scrap, gênero digital, orkutResumo
Este trabalho tem o objetivo de descrever o scrap como gênero digital, com base nos conceitos de gênero de Bakhtin ([1953]1997) e de Marcuschi (2000). Trabalhar com esses dois pontos de vista é relevante porque nos dá sustento para estudar a maleabilidade dos gêneros, principalmente os digitais, que parecem mudar com muito mais rapidez que os da mídia impressa. Com base em um mapeamento que fizemos dos padrões genéricos que aparecem no scrapbook, verificamos que, além do recado propriamente dito, outros gêneros foram suscitados, como o anúncio, a carta-corrente, a notícia etc. Isso nos instigou a trabalhar com a hipótese de que o scrap do Orkut é um gênero em emergência, cuja constituição se dá pelo fenômeno das mesclas de gêneros, já que propicia a materialização de enunciados diversos, em virtude de características hipertextuais intrínsecas ao ambiente multimodal da web.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03-03-2016
Como Citar
ARAÚJO, J. C.; NETO, V. . de L. Gêneros Digitais em emergência: uma proposta de análise do Scrap do Orkut. Revista do GELNE, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 38–52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9358. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.