Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário

Autores

  • Maria Clara Sobral Galindo
  • Lívia Suassuna

Palavras-chave:

análise linguística, avaliação, ensino, linguagem

Resumo

Na presente pesquisa, de caráter qualitativo-indiciário, investigou-se como é realizado o trabalho com a análise linguística em sala de aula, particularmente no que respeita à avaliação da aprendizagem. O objetivo principal foi analisar se e como a análise linguística é ensinada/avaliada em sua relação com o texto literário. Para tanto, observaram-se aulas em duas escolas públicas da cidade de Recife, uma estadual e outra de aplicação. Ao longo das observações, procurou-se investigar como os professores situavam a linguagem literária no processo de ensino-aprendizagem-avaliação da análise linguística. Como esperado, foram encontradas práticas diferenciadas – desde o trabalho desenvolvido com base na concepção de língua como sistema, ao de reflexão acerca dos recursos, usos e efeitos de sentido produzidos pelas diferentes construções linguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-03-2016

Como Citar

GALINDO, M. C. S.; SUASSUNA, L. Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário. Revista do GELNE, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 53–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9359. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos