Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
Palavras-chave:
análise linguística, avaliação, ensino, linguagemResumo
Na presente pesquisa, de caráter qualitativo-indiciário, investigou-se como é realizado o trabalho com a análise linguística em sala de aula, particularmente no que respeita à avaliação da aprendizagem. O objetivo principal foi analisar se e como a análise linguística é ensinada/avaliada em sua relação com o texto literário. Para tanto, observaram-se aulas em duas escolas públicas da cidade de Recife, uma estadual e outra de aplicação. Ao longo das observações, procurou-se investigar como os professores situavam a linguagem literária no processo de ensino-aprendizagem-avaliação da análise linguística. Como esperado, foram encontradas práticas diferenciadas – desde o trabalho desenvolvido com base na concepção de língua como sistema, ao de reflexão acerca dos recursos, usos e efeitos de sentido produzidos pelas diferentes construções linguísticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03-03-2016
Como Citar
GALINDO, M. C. S.; SUASSUNA, L. Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário. Revista do GELNE, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 53–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9359. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.