Hipergênero e identidade discursiva: a primeira página do jornal

Autores

  • Eduardo Lopes Piris

Palavras-chave:

discurso jornalístico, identidade discursiva, hipergênero, primeira página

Resumo

Este artigo analisa a primeira página dos diários Correio da Manhã e O Globo, observando a inter-relação dos gêneros que compõem e constituem esse hipergênero de discurso, no qual a composição é um fator de construção da identidade do jornal e de adesão do leitor aos posicionamentos do jornal. Assume os pressupostos teóricos da abordagem discursivo-argumentativa, tal como proposta por Maingueneau (1994), Plantin (1996, 2008) e Amossy (2006, 2007), recorrendo a Bakhtin (2003), Bonini (2008), Grillo (2004, 2009) e Maingueneau (2004) para discutir a noção de hipergênero de discurso. A análise mostra que os dois jornais constroem primeiras páginas bem distintas, projetando, assim, diferentes identidades discursivas: Correio da Manhã, o jornal participativo; O Globo, o jornal espectador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-03-2016

Como Citar

PIRIS, E. L. Hipergênero e identidade discursiva: a primeira página do jornal. Revista do GELNE, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 69–83, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9360. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos